Publicidade
Eleições

Quais foram os assuntos mais buscados sobre os candidatos à Presidência?

Saiba o que os brasileiros pesquisaram sobre os presidenciáveis na última semana de eleições

Imagem da noticia Quais foram os assuntos mais buscados sobre os candidatos à Presidência?
google trends
• Atualizado em
Publicidade

O Google Trends coleta dados das buscas no site e os expõe em tempo real. A plataforma segmenta assuntos de acordo com contextos políticos, cultura pop, eventos mundiais e outros. Desde o início da campanha eleitoral, o Trends destacou a sessão "eleições", que monitora o quão pesquisados os 11 candidatos estão sendo e quais são os principais assuntos e regiões que comentam sobre eles.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Jair Bolsonaro (PL)

O mais buscado pelos internautas é o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Nesta última semana de campanha, o nome do candidato apareceu em cerca de 44% das pesquisas online. 

Os dados do Trends mostram o nível de interesse de usuários de busca numa escala de 0 a 100. Nesta última semana de campanha, os cinco estados que mais pesquisaram o nome do candidato à reeleição são: em 5º lugar, o Tocantins, com 88 de interesse; em 4º lugar, o Pará, com 89; em 3º lugar, o Maranhão, com 89; em 2º lugar, Pernambuco, com 96; em 1º lugar, a Paraíba, com 100. É importante ressaltar que o presidente marcou presença no Nordeste nesta semana para mostrar força na região que é considerada um reduto petista.

O termo mais buscado foi "debate presidencial jair bolsonaro". Essa pesquisa cresceu 2.050% nesta última semana, devido aos debates presidenciais no SBT (24.set) e na TV Globo (30.set), que fecharam a semana eleitoral. 

O segundo termo mais buscado foi "joaquim barbosa lula bolsonaro", em terceiro lugar, também aparece "bolsonaro joaquim barbosa" com mais de 1.450% de ascensão. A pesquisa atingiu o pico na 3ª feira (27.set), quando o ministro aposentado do STF Joaquim Barbosa divulgou um vídeo em apoio ao ex-presidente e candidato às eleições Luiz Inácio Lula da Silva. Em quarto e quinto lugar, aparecem os termos "neymar e bolsonaro" e "neymar apoia bolsonaro". Os termos ascenderam depois que o jogador declarou o voto no candidato à reeleição na 5ª feira (29.set).

Apesar dos índices serem altos, na época das eleições em 2018, as buscas foram 76% maiores.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Lula é o segundo mais buscado e oscilou entre 41% e 35% nas pesquisas on-line nesta última semana, segundo o Google Trends. Os cinco estados que mais pesquisaram o nome do candidato são: em 5º lugar, Rio Grande do Norte, com 91; em 4º lugar, o Maranhão, com 92; em 3º lugar, a Bahia, com 93; em 2º lugar, Pernambuco, com 99; e, em 1º lugar, a Paraíba, com 100. Todos os estados com os maiores índices de busca ficam no Nordeste, região majoritariamente petista ao longo das eleições e receberam visitas recentes do candidato.

Quanto aos termos pesquisados, no início dessa última semana, o termo "lula não foi ao debate" estava em alta. As pesquisas se referem ao debate presidencial realizado pelo SBT em 24 de setembro. O petista alegou aviso tardio para justificar a falta ao debate e também citou a presença do candidato do PTB, o Padre Kelmon. 

Desde a 3ª feira (27.set) Os primeiro e segundo termos mais buscados foram "joaquim barbosa apoia lula" e "joaquim barbosa lula", respectivamente. O ministro aposentado do STF, que foi colocado no Supremo no primeiro mandato de Lula, declarou apoio ao petista na terça. Apesar de ter sido indicado por Lula, muitos petistas tinham Barbosa, relator do Mensalão, como um "carrasco". Os terceiro e quarto termos mais buscado foram "eu to com lula" e "eu estou com lula". Os termos se referem à campanha lançada nas redes sociais, confira:

Depois do debate na globo, os termos "lula e padre kelmon" ascenderam e tomaram conta dos assuntos mais comentados envolvendo o candidato petista.

Ciro Gomes (PDT)

Ciro Gomes é o terceiro mais buscado, seu nome aparece em cerca de 7% das pesquisas on-line. Nesta última semana de campanha, os cinco estados que mais pesquisaram o nome do candidato à reeleição são: em 5º lugar, o Piauí, com 72 de interesse; em 4º lugar, o Rio Grande do Norte, com 78; em 3º lugar, o Distrito Federal, com 79; em 2º lugar, a Paraíba, com 80; em 1º lugar, o Ceará, com 100.

Todos os temas principais relacionados ao candidato focaram no pronunciamento que Ciro fez na 2ª feira (26.set). Na lista "o que ciro", o termo mais buscado é "o que Ciro cochichou pra bolsonaro". A interação entre os candidatos aconteceu no debate presidencial do SBT

Simone Tebet (MDB)

A maior parte dos acessos à candidata vem de seu estado natal, o Mato Grosso do Sul, seguido pelo Distrito Federal, que, em uma escala de 1 à 100, tem 94 de interesse na emedebista. Brasília é a cidade que mais procura sobre a candidata, que acumula entre 4% e 6% dos acessos aos candidatos. 

Os três primeiros lugares entre os termos mais buscados relacionados à candidata são: "simone tebet partido", "simone tebet ideologia" e "o que simone tebet defende". A candidata, que era pouco conhecida, teve um bom desempenho nos debates presidenciais e sua pontuação nas pesquisas eleitorais tem se aproximado do ex-ministro Ciro Gomes na corrida eleitoral.

Padre Kelmon (PTB)

O Padre Kelmon, não tinha pontuado nas buscas do Google até o debate na globo da 6ª feira (30.set). Ele passou de 0% das buscas para 15%. Durante o debate, o candidato teve alguns momentos destacados por conta de discussões com a candidata Soraya Thronicke (União Brasil) e com Lula, líder das pesquisas eleitorais. 

Nos termos relacionados mais buscados, em primeiro e quinto lugar "padre kelmon festa junina" e "padre de festa junina", respectivamente. Padre de festa junina foi como Thronicke o chamou durante o debate. Em segundo, terceiro e quarto lugar, estão destacados os termos "padre kelmon X lula", "debate padre e lula" e "kelmon e lula", respectivamente. Os dois candidatos protagonizaram um embate com ofensas mútuas e desrespeito às regras preestabelecidas pela edição. 

Os demais candidatos Soraya Thronicke (União), Felipe D'Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB)  não pontuaram nas buscas nesta última semana.
 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade