Pesquisa CNT: Lula tem 44,2% dos votos e, Bolsonaro, 36,3%
Em relação ao último levantamento, tanto Lula quanto Bolsonaro oscilaram 1 ponto percentual para cima
A Pesquisa CNT de Opinião, da Confederação Nacional do Transporte, divulgada neste sábado (1.out), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44,2%% das intenções de voto para a Presidência da República, contra 36,3% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição. Os números são referentes ao cenário estimulado -- quando o eleitor recebe uma lista e aponta qual dos nomes dos candidatos ele tem a intenção de votar.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT) com 4,5%, Simone Tebet (MDB), com 4,3% e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1,2%. Felipe d'Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Padre Kelman (PTB) e Sofia Manzano (PCB) têm, cada um, menos de 1% das intenções de voto. Léo Péricles (UP) e Eymael (DC) não pontuaram. Votos em branco ou nulos somam 4,2% e indecisos, 4,3%.
Na pesquisa anterior do instituto, divulgada no dia 16 de setembro, Lula tinha 43,4%, ante 34,8% de Bolsonaro. Tanto o candidato do PT quanto o atual presidente oscilaram positivamente um ponto percentual. Assim, Lula mantém os mesmos 8 pontos percentuais de vantagem em relação a Bolsonaro.
Considerando-se apenas os votos válidos, ou seja, sem contar os brancos e nulos, Lula alcança 48,3% e, Bolsonaro, 39,7%. O ex-presidente se manteve estável em relação ao último levantamento, enquanto Jair Bolsonaro oscilou um ponto para cima. Portanto, a diferença entre eles caiu de 9 para 8 pontos percentuais.
"O aumento da definição de votos e o baixo número de indecisos reforçam a cristalização dos percentuais dos dois principais colocados, dificultando mudanças significativas nesta reta
final", explica Marcelo Souza, diretor Instituto MDA. "Os resultados da pesquisa ainda podem, contudo, ser impactados por fatores não-mensuráveis, como o grau de abstenção no dia da eleição, a capacidade de cada postulante de engajar seus eleitores a comparecer às urnas e o grau de intensidade do voto útil", destaca.
Já em um eventual segundo turno, Lula aparece com vantagem de 9,2 pontos sobre Jair Bolsonaro, redução de um ponto percentual em relação ao último levantamento. As definições de intenção de voto em Jair Bolsonaro ou Lula avançam positivamente, atingindo 92% para ambos os candidatos, o que dificulta a ocorrência de mudanças bruscas nos percentuais verificados
O levantamento foi feito de forma presencial com 2.002 pessoas entre 28 e 30 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR 02944/2022