Parlamento Europeu pede que eleições brasileiras sejam monitoradas
Deputados expressaram preocupação com recentes ataques ao sistema eleitoral e possível ameaça de golpe
Um grupo de deputados do Parlamento Europeu pediu à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que o bloco monitore as eleições brasileiras. Em carta aberta entregue na 4ª feira (28.set), os políticos expressam preocupação com os recentes ataques ao sistema eleitoral, bem como às instituições democráticas do país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O sistema eleitoral eletrônico brasileiro, em vigor desde 1996 e considerado confiável, tem sido alvo de repetidos e infundados ataques pelo presidente Jair Bolsonaro. Dada a procedência das ameaças ao pleito, pedimos à Comissão Europeia que deixe claro ao presidente Bolsonaro que a Constituição do Brasil deve ser respeitada e tentativas de subverter as regras da democracia são inaceitáveis."
No texto, os quase 50 deputados também pedem que o bloco europeu utilize diferentes "alavancas", incluindo o meio comercial, para defender a democracia brasileira e os direitos humanos. "Ameaças, intimidação e violência política, incluindo ameaças de morte a candidatos, continuam crescendo. É crucial dissuadir a liderança militar brasileira de quaisquer tentações para apoiar um golpe."
+ Moraes abre apuração sobre vazamento em investigação sigilosa
A entrega da carta aconteceu pouco tempo após o Senado dos Estados Unidos aprovar uma resolução em defesa da democracia no Brasil. A proposta pede que, caso as eleições deste ano não sejam conduzidas de forma justa e pacífica, o governo corte relações com o país e suspenda programas de cooperação com a gestão brasileira.