Debate no SBT: Simone Tebet sobre Lula "pede voto útil, mas falta ao debate"
Presidenciável afirmou que com a ausência, o petista se acovarda e vai contra a democracia
Rafaela Vivas
A candidata do MDB à presidência da República, Simone Tebet, criticou na manhã deste sábado (24.set), a ausência do candidato ao Planalto e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no debate promovido pelo SBT, logo mais às 18h15, em parceria com um pool de veículos de comunicação.
A emedebista afirmou que o candidato à presidência "se acovarda", pede voto útil no pleito de 2 de outubro, mas falta ao debate às vésperas das eleições.
"Quem pede voto útil no primeiro turno e não vai no debate, vai contra a democracia e se acovarda. Isso é covardia com o povo brasileiro. Como é que você pede pro povo brasileiro: vote em mim, mate essa eleição no primeiro turno e foge do debate? E diz, eu não vou participar do debate porque não me interessa me apresentar ao Brasil. É o que? Nós vamos dar uma carta em branco, um cheque em branco para alguém sentar lá sem saber quais são as propostas. É uma total incoerência, aliás é um total desrspeito com o cidadão brasileiro", criticou Tebet.
Ainda segundo a presidenciável, que nas últimas pesquisas aparece com 5% das intenções de voto, em média, o debate do SBT deve contribuir para uma guinada em sua campanha e no resultado nas urnas.
"Primeiro que pesquisa não ganha a eleição, segundo quem vota é o povo, a eleição ainda faltam oito dias. E o cidadão, através do debate do SBT, vai ter oportunidade de conhecer as nossas propostas", concluiu a candidata.
Nesta 6ª feira (23.set) o candidato Luiz Inácio Lula da Silva, declarou que não vai participar do debate do BST neste sábado (24.set). Alegou aviso tardia à sua campanha e justificou dizendo que já tinha agenda política na mesma data.
+ Lula alega aviso tardio para não participar de debate; 1ª reunião foi em março
"Eu já tinha marcado, eu tenho dois compromissos em São Paulo e dois compromissos no Rio, eu não posso desmarcar porque, faltando uma semana para as eleições, você desmarcar compromissos avisados pro povo é muito delicado", disse Lula.
A primeira reunião do SBT com as campanhas dos candidatos foi realizada em março deste ano, quando foram informadas as datas, as regras, e a formação do pool, antes mesmo da condição do PT para os debates, comunicada à Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).
+ Em SP, Lula faz comícios e Bolsonaro participa de motociata