Conheça os candidatos a governador de SP, RJ, ES e MG
Região Sudeste tem 42,64% dos eleitores aptos a votar no país
Na região Sudeste do Brasil, 34 políticos são candidatos a governador nas eleições deste ano, seis a menos do que em 2018. São dez em São Paulo, sete no Rio de Janeiro, sete no Espírito Santo e dez em Minas Gerais. A região tem 42,64% dos eleitores aptos a votar no país, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No território paulista, são 34.667.793 eleitores, e ao Palácio dos Bandeirantes concorrem Altino Prazeres Júnior (PSTU) - com Flavia Rosa (PSTU) como vice; Antonio Jorge Filho (DC) - com Vitor Rocca (DC); Carolina Vigliar (UP) - com Rafaela Pinheiro (UP); Edson Dorta (PCO) - com Lílian Miranda (PCO); Elvis Leonardo Cezar (PDT) - com Gleides Sodré (PDT); Fernando Haddad (PT) - com Lucia França (PSB); Gabriel Colombo (PCB) - com Manoel Messias (PCB); Rodrigo Garcia (PSDB) - com Geninho Zuliani (União); Tarcísio de Freitas (Republicanos) - com Felicio Ramuth (PSD); e Vinicius Poit (Novo) - com Maria das Dores Alves (Novo).
No fluminense, são 12.827.296 eleitores, e ao Palácio das Laranjeiras concorrem Cláudio Castro (PL) - com Thiago Pampolha (União) como vice; Cyro Garcia (PSTU) - com Samantha Guedes (PSTU); Eduardo Serra (PCB) - com Bianca Novaes (PCB); Juliete Alves (UP) - com Juliana Alves (UP); Marcelo Freixo (Psol) - com Cesar Maia (PSDB); Paulo Gustavo Ganime (Novo) - com Helio Secco (Novo); e Rodrigo Neves (PDT) - com Felipe Santa Cruz (PSD).
No capixaba, são 2.921.506 eleitores, e ao Palácio Anchieta concorrem Aridelmo José Teixeira (Novo) - com Camila Domingues (Novo) como vice; Audifax Charles Barcelos (Rede) - com Carla Andresa Silva (Solidariedade); Vinicius Cássio de Sousa (PSTU) - com Soraia Chiabai (PSTU); Claudio Cesar Paiva (PRTB) - com Marco Aurelio Ferregueti (PRTB); Guerino Luiz Zanon (PSD) - com Marcus de Magalhães (PSD); Carlos Humberto Mannato (PL) - com Bruno Lourenço (PL); e José Renato Casagrande (PSB) - com Ricardo Ferraço (PSDB).
Já no mineiro, são 16.290.870 eleitores, e ao Palácio Tiradentes concorrem Paulo Tristão (PMB) - com Antonio Otavio (PMB) como vice; Carlos Alberto Viana (PL) - com Wanderley Wilson Amaro (Republicanos); Indira Ivanise Xavier (UP) - com Edna de Souza (UP); Alexandre Kalil (PSD) - com André Quintão (PT); Lorene Figueiredo (Psol) - com Ana Paula de Azevedo (Psol); Lourdes Francisco da Costa (PCO) - com Sebastião Pessoa (PCO); Marcus Vinícius Pestana (PSDB) - com Paulo Eduardo Brant (PSDB); Renata Regina Domingues (PCB) - com Tuani Guimarães (PCB); Vanessa Portugal (PSTU) - com Jordano dos Santos (PSTU); e Romeu Zema (Novo) - com Mateus de Almeida (Novo).
Veja o perfil de cada candidato a governador:
São Paulo
Altino Prazeres Júnior (PSTU) - Nasceu em 22 de fevereiro de 1967, em São Luís (MA). É formado em matemática pela Universidade de São Paulo (USP) e trabalha há 25 anos no Metrô da cidade, como ferroviário. Atuou como presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo de 2010 a 2016. No último ano, concorreu a prefeito da capital paulista, pelo PSTU, mas não foi eleito. Concorre, neste ano, sem coligação. Seu nome na urna será Altino.
Antonio Jorge Filho (DC) - Nasceu em 9 de abril de 1953, em São Paulo. É advogado e se tornou suplente de vereador de Taubaté (SP), em 2012, pelo antigo Democratadas (DEM). Já em 2018, concorreu para deputado estadual, pelo Democracia Cristã (DC), mas não foi eleito. Concorre, neste ano, sem coligação. Seu nome na urna será Antonio Jorge.
Carolina Vigliar (UP) - Nasceu em 30 de dezembro de 1981, em São Paulo. Se graduou em ciências sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 2007. É pesquisadora da Universidade Federal do ABC (UFABC) desde 2016 e se define como feminista, antifascista, antirracista e anticapitalista. Nunca havia concorrido a qualquer cargo na política. Concorre, neste ano, sem coligação. Seu nome na urna será Carol Vigliar.
Edson Dorta (PCO) - Nasceu em 6 de dezembro de 1971, em Campinas (SP). Se graduou em ciências jurídicas na Pontifícia Universidade Católica de Capinas (PUC-Campinas), em 2001. Trabalha como carteiro nos Correios. Concorreu a vice-presidente do Brasil, em 2010, prefeito de Campinas, em 2016 e 2020, e governador de São Paulo, em 2018, sempre pelo PCO, mas não foi eleito para qualquer um dos cargos. Concorre, neste ano, sem coligação.
Elvis Leonardo Cezar (PDT) - Nasceu em 8 de junho de 1976, em Carapicuíba (SP). Se graduou em direito pela Universidade Paulista (Unip), em 2001. Foi vereador de Santa de Parnaíba (SP) de 2018 a 2013. No último ano, foi eleito prefeito da cidade, cargo que ocupou até 2020. Desde 2020, é apresentador de programa na RedeTV!. Nas outras eleições em que concorreu (e venceu), era filiado ao PSDB. Concorre, neste ano, sem coligação. Seu nome na urna será Elvis Cezar.
Fernando Haddad (PT) - Nasceu em 25 de janeiro de 1963, em São Paulo. Se graduou em direito pela Universidade de São Paulo (USP), em 1985, e, em 1986, foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em 1990, se tornou mestre em economia, pela USP. Já em 1996, concluiu o doutorado em filosofia pela instituição de ensino. No ano seguinte, se tornou professor do Departamento de Ciência Política da USP. Foi ministro da Educação, de 2005 a 2012, e prefeito de São Paulo, de 2013 a 2017. Concorreu à reeleição em 2016, mas não foi eleito. Em 2018, disputou o cargo de presidente da República, mas não conseguiu se eleger. Em sua trajetória, tem também atuações como chefe de gabinete da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico do município de São Paulo, assessor especial do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e secretário-executivo do Ministério da Educação. É professor de ciência política na USP. Concorre, neste ano, pela coligação Juntos por São Paulo (PT/PCdoB/PV/PSB/Psol/Rede/Agir 36).
Gabriel Colombo (PCB) - Nasceu em 15 de março de 1990, no Rio de Janeiro. É formado em engenharia agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e é mestrando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada da USP. Cursou, como ouvinte, o Máster en Agroecología: un enfoque para la sustentabilidade rural, da Universidade de Córdoba, na Argentina. Nunca havia concorrido a qualquer cargo na política. Concorre, neste ano, sem coligação.
Rodrigo Garcia (PSDB) - Nasceu em 10 de maio de 1974, em Tanabi (SP). É advogado e foi secretário-adjunto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. De 2008 a 2010, atuou como secretário especial de Desburocratização da Prefeitura de São Paulo. Foi deputado estadual paulista de 1999 a 2011 (por três mandatos consecutivos). Do último ano a 2013, atuou como secretário estadual de Desenvolvimento Social e, de 2013 a 2014, como secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação. De 2015 a 2018, foi secretário estadual da Habitação. De 2011 a 2018, foi deputado federal por São Paulo também. De 2019 a abril de 2022, atuou como vice-governador de São Paulo e secretário de Governo. Desde o último mês, é governador paulista. Em sua trajetória, tem ainda atuações como diretor de empresas privadas e chefe de gabinete da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de São Paulo, entre outros. Concorre à releição, neste ano, pela coligação São Paulo pra Frente (PSDB/Cidadania/Avante/MDB/Patriota/União/Podemos/PP/Solidariedade).
Tarcísio de Freitas (Republicanos) - Nasceu em 19 de junho de 1975, no Rio de Janeiro. Se graduou em ciências militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em 1996, e em engenharia civil pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), em 2022. Em 2004, se tornou mestre em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Fez pós-graduação em logística pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, em 2004. Depois, concluiu mestrado em engenharia de transportes pelo IME. Fez uma extensão em parcerias público-privadas na Public Administration International (PAI), em Londres, em 2012. Em 2011, atuou como coordenador-geral de auditoria da área de transportes na Controladoria-Geral da União (CGU). De 2011 a 2014, foi diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). De 2014 a 2015, atuou como diretor-geral do Dnit. Depois, em 2016, se tornou secretário de Coordenação de Projetos PPI da Presidência da República, cargo que ocupou até 2018. No último ano, foi presidente do conselho de administração da Empresa de Planejamento e Logística (EPL). De 2019 a março deste ano, foi ministro da Infraestrutura do Brasil. Nunca havia concorrido a qualquer cargo na política. Concorre, neste ano, pela coligação São Paulo Pode Mais (Republicanos/PL/PSD/PTB/PSC/PMN). Seu nome na urna será Tarcísio.
Vinicius Poit (Novo) - Nasceu em 31 de janeiro de 1986, em São Bernardo do Campo (SP). Se graduou em negócios pela Fundação Getulio Vargas (FGV), em 2008. Desde 2019, é deputado federal por São Paulo. Foi eleito com 207.118 votos, pelo Novo. Em sua trajetória, tem ainda atuações como sócio executivo da Poit Energia, trader e consultor de investimentos no Citibank, sócio diretor da Ibira Investimentos e cofundador da Recruta Simples. Concorre, neste ano, sem coligação.
Rio de Janeiro
Cláudio Castro (PL) - Nasceu em 29 de março de 1979, em Santos (SP). Se formou em direito em 2005. É advogado, músico, compositor e evangelizador. Se tornou suplente de vereador do Rio de Janeiro em 2012 e foi vereador da cidade, de 2017 a 2019, filiado ao Partido Social Cristão (PSC), e chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), por 12 anos. De 2019 a 2021, foi vice-governador do Rio de Janeiro, na gestão de Wilson Witzel. Desde o último ano, é governador do estado. Concorre à reeleição, neste ano, pela coligação Rio Unido e Mais Forte (Avante/DC/MDB/PL/PMN/Podemos/PP/Pros/PRTB/PSC/PTB/Republicanos/Solidariedade/União).
Cyro Garcia (PSTU) - Nasceu em 26 de outubro de 1954, em Manhumirim (MG). Se graduou em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1978. Concluiu mestado e doutorado em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2000 e 2008, respectivamente. Foi deputado federal pelo Rio de Janeiro, de 1992 a 1993, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). É professor titular da Uniabeu/Centro Univesitário. Disputou cardo de vereador do Rio de Janeiro em 2004, mas não foi eleito. Se tornou suplente de vereador em 2008. Concorreu a deputado federal pelo Rio de Janeiro, em 2006 e 2014, governador do estado, em 2010, prefeito carioca, em 2012 e 2020, e senador fluminense, em 2018, sempre pelo PSTU, mas não foi eleito para qualquer um dos cargos. Concorre, neste ano, sem coligação.
Eduardo Serra (PCB) - Nasceu em 14 de janeiro de 1956, no Rio de Janeiro. Se licenciou em inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 1981, e se graduou em engenharia industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1983. Se especializou em planejamento econômico pela Warsaw School of Economics, em Varsóvia, em 1989. Se tornou mestre em engenharia de produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ), em 1994, e doutor em engenharia oceânia pela Cope/UFRJ, em 2002. É professor associado da Escola Politécnica da UFRJ. Na instituição de ensino, atua nos cursos de engenharia naval e oceânia, e relações internacionais, e no Program de Engenharia Ambiental. Concorreu a prefeito do Rio de Janeiro, em 2008, governador do estado, em 2010, e senador pelo Rio de Janeiro, em 2014, sempre pelo PCB, mas não foi eleito para qualquer um dos cargos. Concorre, neste ano, sem coligação.
Juliete Alves (UP) - Nasceu em 15 de outubro de 1989, em Duque de Caxias (RJ). Tem Ensino Médio completo. É educadora e coordenadora do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Concorreu ao cargo de vereadora de Duque de Caxias em 2012 e 2020, pelo Partido Social Cristão e pela Unidade Popular (UP), respectivamente, mas não foi eleita. Concorre, neste ano, sem coligação. Seu nome na urna será Juliete.
Marcelo Freixo (PSB) - Nasceu em 12 de abril de 1967, em São Gonçalo (RJ). Se formou em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi deputado estadual do Rio de Janeiro de 2007 a 2019 (por três mandatos consecutivos). Desde o último ano, é deputado federal pelo estado; foi eleito com 342 mil votos. Concorreu a prefeito do Rio de Janeiro, em 2012 e 2016, filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (Psol), mas não foi eleito. Em sua trajetória, tem ainda atuação com office boy em um banco. Concorre, neste ano, pela coligação A Vida vai Melhorar (PT/PCdoB/PV/PSDB/Cidadania/Psol/Rede/PSB).
Paulo Gustavo Ganime (Novo) - Nasceu em 19 de abril de 1983, no Rio de Janeiro. Concluiu curso de engenharia de produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), em 2005, e se graduou em economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 2008. Em 2009, concluiu MBA em gestão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Desde 2019, é deputado federal pelo Rio de Janeiro. Foi eleito com 52.983 votos. Em sua trajetória, atuou ainda como analista de planejamento financeiro e logística da Shell Brasil, gerente financeiro e de qualidade na Sociedade Michelin de Participações Indústria e Comércio e vice-presidente de gestão estratégica do Clube de Regatas Vasco da Gama. Concorre, neste ano, sem coligação. Seu nome na urna será Paulo Ganime.
Rodrigo Neves (PDT) - Nasceu em 28 de junho de 1976, em São Gonçalo (RJ). Se formou em ciências sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi vereador de Niterói (RJ), de 1998 a 2007 (por dois mandatos consecutivos), deputado estadual do Rio de Janeiro, de 2007 a 2012, secretário estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro, de 2011 a 2012, e prefeito de Niterói, de 2013 a 2020 (por dois mandatos consecutivos). Em 2008, concorreu a prefeito de Niterói, pelo PT, mas não foi eleito. Em sua trajetória, tem ainda atuações como presidente do PT em Niterói, entre outros. Concorre, neste ano, pela coligação Pra Mudar com quem sabe Governar (Patriota/PDT/PSD/Agir 36).
Espírito Santo
Aridelmo José Teixeira (Novo) - Nasceu em 12 de agosto de 1964, em Governador Valadares (MG). Concluiu doutorado em controladoria e contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), em 2002. Em 2000, fundou a Fucape Business School, da qual é professor atualmente. É também coordenador adjunto da área de administração, contabilidade e turiso da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em 2018, concorreu a governador do Espírito Santo, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), mas não foi eleito. Em sua trajetória, tem ainda atuações como integranteo da Comissão de Assessoramento na área de Ciências Sociais Aplicadas na Fundação de Amparo a Pesquisa no Espírito Santo (Fapes) e integrante do Comitê Estadual Integrado de Educação Profissional (Cointec), entre outros. Concorre, neste ano, sem coigação. Seu nome na urna será Aridelmo.
Audifax Charles Barcelos (Rede) - Nasceu em 9 de maio de 1964, em Serra (ES). Concluiu curso de administração na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1992, e se graduou em economia pela mesma instituição de ensino, em 1990. Foi economista na prefeitura municipal de Vitória, em 1985, e secretário municipal de Planejamento de Vila Velha (ES), de 1988 a 1989. De 2011 a 2015, foi deputado federal pelo Espírito Santo, filiado ao PSB. Além disso, foi prefeito de Serra por três mandatos (2005-2008/2013-2020). Concorre, neste ano, pela coligação Compromisso com a Vida (Solidariedade/Avante/Psol/Rede). Seu nome na urna será Audifax.
Vinicius Cássio de Sousa (PSTU) - Nasceu em 20 de setembro de 1983, em Belo Horizonte (MG). Em 2014, concluiu o curso de formação de oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo. Depois, em 2016, se graduou em direito pela Faculdade de Castelo. É capitão da Polícia Militar, integrante do Movimento Polciais Antifascismo e militante da Revolução Brasileira. Em 2016, concorreu a prefeito de Castelo (ES), pelo Patriota, mas não foi eleito. Em 2020, pela Rede Sustentabilidade, concorreu ao cargo de vice-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, mas não se elegeu. Em sua trajetória, tem ainda atuações na Corregedoria Geral da Prefeitura de Belo Horizonte e no Serviço de Assistência Judiciária do Núcleo de Prática Jurídica da PUC-MG, entre outros. Concorre, neste ano, sem coligação. Seu nome na urna será Capitão Vinicius Sousa.
Claudio Cesar Paiva (PRTB) - Nasceu em 5 de fevereiro de 1960, no Rio de Janeiro. Tem Ensino Superior completo e é terapeuta. Em 2016, se tornou suplente de vereador de Guarapari (ES), filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em 2020, concorreu ao cargo de prefeito da cidade, pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), mas não foi eleito. Concorre, neste ano, sem coligação. Seu nome na urna será Claudio Paiva.
Guerino Luiz Zanon (PSD) - Nasceu em 29 de maio de 1956, em Linhares (ES). Se formou em física pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). De 1988 a 1990, atuou como conselheiro no Conselho Estadual de Educação. Foi secretário de Planejamento de Linhares, de 1993 a 1996, secretário estadual de Esportes e Lazer, de 2005 a 2006, prefeito de Linhares por cinco mandatos (1997-2004/2009-2012/2017-março de 2022) e deputado estadual do Espírito Santo por dois mandatos (eleito em 2006 e 2014). Em sua trajetória, tem ainda atuações como fundador do Colégio Cristo Rei e da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Linhares. Concorre, neste ano, pela coligação O Espírito Santo Merece Mais (PSD/PMB/DC). Seu nome na urna será Guerino Zanon.
Carlos Humberto Mannato (PL) - Nasceu em 7 de outubro de 1957, em Alegre (ES). Se pós-graduou em medicina do trabalho pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), em 1983, em colposcopia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1895, e em administração hospitala pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), em 1995. Se especializou em ginecologia e obstetrícia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), em 1986. Foi deputado federal pelo Espírito Santo de 2003 a 2019 (por quatro mandatos consecutivos). Em 2018, concorreu a governador do Espírito Santo, pelo antigo Partido Social Liberal (PSL), mas não foi eleito. E sua trajetória, tem ainda atuações como médico no Instituto Estadual de Saúde Pública, em Vitória, diretor-presidente do Hospital Metropolitano, em Serra, e secretário municipal de Serviços da cidade, entre outros. Concorre, neste ano, pela coligação Espírito Santo de Todos os Capixabas (PTB/PL). Seu nome na urna será Manato.
José Renato Casagrande (PSB) - Nasceu em 3 de dezembro de 1960, em Castelo (ES). Se graduou em engenharia florestal pela Universidade Federaç de Viçosa (UFV), em 1983, e em direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim, em 1991. Foi secretário municipal de Obras de Castelo, de 1984 a 1987, secretário estadual de Agricultura, de 1995 a 1998, secretário munipal de Meio Ambiente de Serra, de 1999 a 2001, deputado estadual, de 1991 a 1994, vice-governador do Espírito Santo, de 1995 a 1998, deputado federal, de 2003 a 2007, e senador capixaba, de 2007 a 2010. Desde 2019, é governador do Espírito Santo, posto que já havia ocupado de 2011 a 2015. Em 2014, concorreu a chefe do Executivo estadual, também pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), mas não foi eleito. Concorre, neste ano, pela coligação Juntos por um Espírito Santo Mais Forte (MDB/PP/Pros/PSB/Podemos/PT/PCdoB/PV/PSDB/Cidadania/PDT).
Minas Gerais
Paulo Tristão (PMB) - Nasceu em 20 de abril de 1986, em Juiz de Fora (MG). É policial militar, analista de sistemas e pós-graduado em gestão pública. Em 2018, se tornou suplente de deputado federal por Minas Gerais, filiado ao antigo Partido Social Liberal (PSL). Em 2020, concorreu a vice-prefeito de Juiz de Fora, pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), mas não foi eleito. Concorre, neste ano, sem coligação. Seu nome na urna será Cabo Tristão.
Carlos Alberto Viana (PL) - Nasceu em 22 de março de 1963, em Braúnas (MG). Se graduou em comunicação social pelo Unicentro Belo Horizonte, em 1995, e se pós-graduou em gestão de marketing pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2001. Atuou na área de comunicação, principalente em televisão e produção de telejornais. Em 2004, se tornou suplente de vereador de Belo Horizonte, filiado ao Partido Social Cristão (PSC). Desde 2018, é senador por Minas Gerais. Foi eleito com 3.568.658 votos. Concorre, neste ano, pela coligação Lealdade por Minas (PL/Republicanos/PRTB). Seu nome na urna será Carlos Viana.
Indira Ivanise Xavier (UP) - Nasceu em 4 de outubro de 1984, em Maceió. Tem Ensino Superior incompleto, foi diretora da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e, desde 2011, luta em defesa dos direitos das mulheres e contra a violência de gênero, como integrante da coordenação nacional do Movimento de Mulheres Olga Benario e do Comitê Latinoamericano e Caribenho de Mulheres. Além disso, é coordenadora da Casa de Referência da Mulher Tina Martins, em Belo Horizonte. Em 2006 e 2010, concorreu ao cargo de deputada estadual de Alagoas, pelo Partido Socialismo e Liberade (Psol), mas não foi eleita. Concorre, neste ano, sem coligação. Seu nome na urna será Indira Xavier.
Alexandre Kalil (PSD) - Nasceu em 25 de março de 1959, em Belo Horizonte. Tem Ensino Superior incompleto, é empresário e foi prefeito de Belo Horizonte de 2017 a março desde ano. Em 2014, concorreu a deputado federal por Minas Gerais, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), mas não foi eleito. Concorre, neste ano, pela coligação Juntos pelo Povo de Minas Gerais (PT/PCdoB/PV/PSD/PSB). Seu nome na urna será Kalil.
Lorene Figueiredo (Psol) - Nasceu em 5 de maio de 1966, no Rio de Janeiro. Se graduou em história pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1994. Depois, concluiu mestrado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2006, e doutorado em políticas públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 2014. Trabalha com educação desde 2015 e deu aula em todas as séries e graus de ensino. É professora da UFF. Foi diretora de escolas de educação básica. Em 2018, se tornou suplente de deputada federal por Minas Gerais. Em 2020, concorreu ao cargo de prefeita de Juiz de Fora (MG), mas não foi eleita. Concorre, neste ano, pela federação Psol/Rede.
Lourdes Francisco da Costa (PCO) - Nasceu em 9 de fevereiro de 1962, em Grão Mogol (MG). Tem Ensino Superior completo, atuou no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e sempre trabalhou em escola. Se tornou suplente de vereador de Grão Mogol, em 2016, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Concorre, neste ano, sem coligação. Seu nome na urna será Lourdes Francisco.
Marcus Vinícius Pestana (PSDB) - Nasceu em 13 de junho de 1960, em Juiz de Fora (MG). Se graduou em ciências econôimicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 1983. Em 1990, fez uma extensão em economia brasileira pela UFJF. Já em 1991, fez uma extensão em macroeconomia pela mesma instituição de ensino. Foi vereador de Juiz de Fora de 1983 a 1988, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). De 2007 a 2010, foi deputado estadual de Minas Gerais, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Já de 2011 a 2019, foi deputado federal por Minas Gerais. Em sua trajetória, tem ainda atuações como secretário de Governo de Juiz de Fora, secretário adjunto de Planejamento e Coordenação Geral do governo de Minas Gerais, secretário de Planejamento e Coordenação Geral mineiro, entre outros. Concorre, neste ano, pela coligação O Futuro em Nossas Mãos (PSDB/Cidadania/PDT). Seu nome na urna será Marcus Pestana.
Renata Regina Domingues (PCB) - Nasceu em 2 de dezembro de 1986, em Belo Horizonte. Está se graduando em jornalismo, e é fotógrafa e doula. Em 2014, concorreu a deputada estadual de Minas Gerais, pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), mas não foi eleita. Em 2018, se tornou suplente de deputado federal por Minas Gerais, pelo PCB. Concorre, neste ano, sem coligação. Seu nome na urna será Renata Regina.
Vanessa Portugal (PSTU) - Nasceu em 12 de abril de 1970, em Boa Esperança (MG). É professora da rede municipal de Ensino de Belo Horizonte, militante do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e ativista das lutas sociais. Concorreu a prefeita de Belo Horizonte, m 2004, 2008, 2012 e 2016, governadora de Minas Gerais, em 2006 e 2010, deputada estadual mineira, em 2014, senadora por Minas Gerais, em 2018, e vereadora de Belo Horizonte, em 2020, sempre pelo PSTU, mas não foi eleita para qualquer um dos cargos. Concorre, neste ano, sem coligação.
Romeu Zema (Novo) - Nasceu em 28 de outubro de 1964, em Araxá (MG). Se graduou em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), em 1986. Desde 2018, é governador de Minas Gerais. Foi eleito com 6.963.806 votos. Desde 2016, é presidente do conselho de administração do grupo Zema, com sede em Araxá. Em 1991, passou a controlar as Lojas Zema. Em 2016, saiu do controle do grupo. Concorre, neste ano, pela coligação Minas nos Trilhos (PP/Pode/Solidariedade/Patriota/Avante/PMN/Agir 36/DC/MDB/Novo). Seu nome na urna será Zema.