Lula diz que 1ª medida em eventual governo será reajustar tabela do IR
Em 1º ato de campanha, petista discursou a trabalhadores de fábrica no ABC Paulista
São Bernardo do Campo (SP) -- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu fazer seu primeiro ato oficial de campanha eleitoral no pátio da montadora Volkswagen, no ABC Paulista. Ele subiu na carroceria de uma caminhonete para discursar a trabalhadores da empresa. As escolhas do local e do formato têm simbologia: o petista começou sua atuação política quando ainda era metalúrgico e líder sindical na região do ABC.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O petista está com a agenda apertada, porque pretende viajar, na sequência, para Brasília, a fim de participar da posse do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. No comício, prometeu -- sem detalhar valores e prazos -- reajustar a tabela de Imposto de Renda (IR), como primeira medida em um eventual governo.
Subiram no mini palanque no ABC a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), o candidato do partido a governador de São Paulo, Fernando Haddad, e Márcio França (PSB) -- que disputará o Senado por São Paulo na chapa do petista --, além de lideranças sindicais.
Lula, que costuma atrasar pelo menos uma hora para os eventos de campanha, desta vez precisou esperar. Chegou por volta de 14h20, para o comício marcado para as 14h, mas ficou esperando os trabalhadores do primeiro turno concluírem o expediente. Enquanto eles não saíam, o ex-presidente ficou tirando fotos com alguns funcionários já presentes.
Gleisi firmou que começar a campanha no pátio da montadora é "muito significativo e simbólico, é voltar às raízes" e dizer com quem é o compromisso dos petistas. Já Haddad falou sobre a importância da educação. De acordo com ele, quanto mais demorar para as pessoas terem educação de qualidade, mais tirarão direitos dos trabalhadores.
Veja também: