Publicidade
Eleições

Direção do Pros declara apoio a Lula e racha no partido se aprofunda

Partido tem o coach Pablo Marçal como candidato a presidente da República

Imagem da noticia Direção do Pros declara apoio a Lula e racha no partido se aprofunda
Atual presidente do Pros, Eurípedes Júnior (Reprodução/Wikimedia Commons)
• Atualizado em
Publicidade

A direção do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) declarou nesta 4ª feira (3.ago), em reunião com coordenadores da campanha da chapa Lula-Alckmin ao Governo Federal, apoio no primeiro turno à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a presidente da República. A decisão aprofunda racha no partido, visto que outra ala, encabeçada pelo ex-presidente Marcus Holanda, defende a candidatura do coach Pablo Marçal (Pros) a presidente.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O nome de Marçal como candidato foi homologado em convenção nacional do Pros no domingo (31.jul) e, depois, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entretanto, na noite de domingo, concluindo o julgamento de uma ação, o Superior Tribunal de Justiça (STJ)  devolveu a Eurípedes Júnior o cargo de presidente do partido, que estava ocupado por Marcus Holanda.

No início da tarde desta 4ª feira, o advogado de Marçal, Tassio Renam, disse ao SBT News que protocolou recurso contra a decisão do STJ, na 3ª feira, e que se uma nova convenção nacional do Pros for realizada para alterar a decisão sobre a candidatura do coach, seria judicializada, porque, pelo estatuto da sigla, a convocação do evento precisa ser feita no mínimo dez dias antes da data final para a realização das convenções partidárias (5 de agosto); a atual direção do Pros anunciou hoje que oficializará o apoio a Lula em uma nova convenção, na próxima 6ª feira (5.ago).

Entretanto, após o advogado de Marçal conversar com a reportagem, a assessoria do coach divulgou nota com a convocação de uma coletiva de imprensa para as 20h desta 4ª feira, com o tema "a renúncia de Pablo Marçal". "Considerando a gravidade dos fatos e diante da obstinação demonstrada por determinados setores da política para remover sua candidatura, Pablo Marçal convoca a imprensa para pronunciamento, hoje, dia 03/08/2022, às 20:00h, na sede da Plataforma Internacional, sito à Alameda Tocantins, 956, Alphaville, Barueri, para tratar do tema da sua renúncia", diz o comunicado.

Da reunião na qual a atual direção do Pros declarou apoio a Lula, participaram o presidente da sigla, Eurípedes Júnior, o presidente da Fundação da Ordem Social, Felipe Espírito Santo, e o advogado do Pros, Bruno Pena, além do coordenador do programa  de governo de Lula, ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante (PT) e o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSB). O encontro foi realizado na sede da Fundação Perseu Abramo, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo.

Ainda na reunião, os integrantes do Pros propuseram que programa de governo da chapa Lula-Alckmin abranja necessidade de ajudar os brasileiros endividados. De acordo com a Fundação Perseu Abramo, da qual Mercadante é presidente, o tema está nas diretrizes do programa e "será discutido com mais profundidade em parceria com a Fundação da Ordem Social, que também está debruçada sobre o tema". Em 2014 e 2018, o Pros apoio às candidaturas de Dilma Rousseff (PT) e Fernando Haddad (PT) à Presidência da República, respectivamente.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade