Publicidade
Eleições

Pesquisa mostra Lula liderando com 41,1% e Bolsonaro em 2º com 35,6%

Intenções de voto no petista e no atual presidente ficaram estáveis

Imagem da noticia Pesquisa mostra Lula liderando com 41,1% e Bolsonaro em 2º com 35,6%
Lula à dir. e Bolsonaro à esq. (Reprodução/Agência Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

As intenções de voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e no presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentam estabilidade na nova edição da pesquisa (estimulada) do Instituto Paraná. O levantamento, divulgado nesta 3ª feira (2.ago), mostra o petista liderando a corrida presidencial, com 41,1%, e o atual chefe do Executivo federal em segundo lugar, com 35,6%. No início de julho, Lula tinha 41,1% também, e Bolsonaro, 35,1%.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Na nova pesquisa, em terceiro lugar, aparece o ex-governador cearense Ciro Gomes (PDT) com 7,9%. Na sequência, vêm a senadora Simone Tebet (MDB-RS), com 1,8% (ante 2,2% do mês passado) e o deputado federal André Janones (Avante), com 1,7% (ante 1,5%). A cientista social Vera Lúcia (PSTU), o coach Pablo Marçal (Pros), o cientista político Felipe d'Avila (Novo), o candidato a presidente da Unidade Popular (UP), Leonardo Péricles, o constituinte Eymael (DC) e a candidata do PCB, Sofia Manzano, não alcançaram 1% de intenção de voto. As pessoas que disseram que votarão em branco/nulo ou não escolherão nenhum dos nomes apresentam são 6,2% do total, enquanto aqueles que não sabem ou não responderam são 4,1%.

O levantamento foi realizado de 28 de julho a 1º de agosto deste ano, com 2.020 eleitores, de 16 anos ou mais, em 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. Ela foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05251/2022. Não é informado se as entrevistas foram feitas presencialmente ou por telefone.

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, de acordo com o levantamento, o petista tem 48,6%, contra 38,9% do segundo. Lula vence Ciro Gomes em um eventual segundo turno também (49% a 24,3%). Em um cenário em que Bolsonaro disputa os votos com o ex-governador, há empate técnico pela margem de erro (41,2% a 39,2%).

Ainda segundo a pesquisa, 27,8% dos eleitores estão muito motivados para comparecer par votar no pleito de outubro, enquanto 29,3% estão motivados e 41% estão pouco motivados; 2% não sabem ou não responderam. O Instituto Paraná perguntou também sobre a avaliação e aprovação do governo Bolsonaro. Para 44,3% das pessoas, a gestão é ruim ou péssima, enquanto 32,1% consideram ótima ou boa. O número de eleitores que desaprovam o governo corresponde a 52,4%. Já 43,9% aprovam, e 3,8% não sabem ou não opinaram.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade