Republicanos no DF faz convenção na 6ª para lançar Damares ao Senado
Ela terá candidatura avulsa e enfrentará ex-ministra Flávia Arruda
SBT News
Após ganhar carta branca para disputar uma vaga ao Senado pelo Distrito Federal, a ex-ministra Damares Alves terá o movimento oficializado em convenção do Republicanos no DF nesta 6ª feira (5.ago). Ela enfrentará Flávia Arruda (PL), também ex-ministra do governo Bolsonaro e candidata a vaga pelo DF.
O rearranjo que permitirá a saída como candidata foi selado por apoiadores governistas de Damares no Republicados. Agora, o partido avalia quem será o candidato apoiado pela sigla ao governo do DF. Inicialmente, aliados de Damares apostaram no nome do senador Reguffe (União). Mas a possibilidade foi vetada pelo Planalto.
A expectativa, então, é que o apoio seja ao atual governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), que é apoiado por Flávia Arruda e poderá ganhar dois palanques. O Planalto teria se oposto a Reguffe por considerar que o político do União Brasil votou contra determinadas pautas do governo.
A reação da ex-ministra deve ser diferente à recusa a possibilidade em dividir espaço com o ex-governador do DF, e, à época, possível candidato, José Roberto Arruda (PL).
Arruda, que atualmente está inelegível por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), acabou deixando de lado a intenção em disputar o governo antes mesmo da decisão da justiça. A articulação foi para que a esposa, Flávia Arruda (PL), concorresse ao Senado. A saída também centrou apoio à campanha para reeleição do atual governador, Ibaneis Rocha (MDB). O movimento garantiu o palanque bolsonarista no DF e conta ainda com a deputada federal Celina Leão (PP-DF), que será a vice na chapa de Ibaneis.
O núcleo bolsonarista ainda aposta no ex-governador Arruda como candidato a deputado federal, mas a definição se poderá ser candidato depende do Supremo Tribunal Federal. Com a imprevisibilidade, Damares poderia compor o grupo como candidata à deputada, mas a mudança de cargo não foi de interesse da ex-ministra, que segue apostando no Senado.
O lançamento de Damares é uma articulação dentro do próprio núcleo bolsonarista. Apesar do sinal verde para concorrer, ainda se espera definição para saber a forma em que a ex-ministra apoiará Bolsonaro nas próximas eleições.