Felipe Santa Cruz desiste de candidatura ao governo do Rio de Janeiro
Político do PSD será vice na chapa de encabeçada por Rodrigo Neves (PDT)
SBT News
Felipe Santa Cruz (PSD), entrevistado do programa Poder Expresso -- do SBT News -- na 3ª feira (12.jul) desistiu da candidatura ao governo do Rio e anunciou nesta 4ª (13.jul) que será o candidato a vice na chapa encabeçada por Rodrigo Neves (PDT), ex-prefeito de Niterói. Neves também foi sabatinado pelo programa no dia 5 de julho e havia sinalizado uma aliança com Eduardo Paes (PSD), que declarou ter percebido, junto com Felipe, que as condições para a construção de uma candidatura própria se estreitaram muito e que não podem deixar o Estado ficar nas mãos de uma turma com enorme incapacidade de dirigir e muito menos de um radical. Afirmou que a melhor alternativa seria Rodrigo Neves.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Durante entrevista ao SBT News, Felipe Santa Cruz disse ser um crítico do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e chamou a política do Rio de "burra", acusando o que classifica como "uma conveniência da máquina pública e dos gestores públicos, que permitem que a narcomilícia domine metade do estado".
Rodrigo Neves, também durante a sabatina, disse que atualmente o Estado só entra nas favelas para fazer chacinas, como no Jacarezinho e na Vila Cruzeiro. Ele reforçou a importância da valorização da polícia, de investimentos em educação, políticas públicas e cultura para combater a criminalidade. Tendo como parâmetro os dois mandatos à frente da prefeitura de Niterói, Neves acredita ser capaz de fazer uma boa gestão na capital, com planejamento na segurança, plano estratégico apostando em um complexo industrial de serviços de saúde e defesa, indústria audiovisual, economia criativa e turismo.
Felipe Santa Cruz tem 50 anos e foi presidente, por dois mandatos, da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OABRJ). Posteriormente, chegou à presidência da OAB Nacional para o triênio 2019-2022. Ele também fez mestrado em direito e sociologia e foi professor em universidades particulares. É especialista em direito do trabalho e direito administrativo. Em 2004, foi candidato a vereador do Rio pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
Rodrigo Neves é gestor público e cientista social. Nascido em São Gonçalo, cresceu em Niterói, onde iniciou a carreira política. Foi vereador por dois mandatos, deputado estadual e depois prefeito de Niterói por duas vezes, com alta taxa de aprovação da população. Em 2020, impulsionou a eleição do seu então vice-prefeito, o engenheiro Axel Grael, no primeiro turno.
Veja também: