Publicidade
Eleições

Eduardo Leite deve anunciar volta à disputa estadual

Tucano renunciou ao governo gaúcho no fim de março, mas deverá tentar a reeleição em outubro

Imagem da noticia Eduardo Leite deve anunciar volta à disputa estadual
Eduardo Leite, político do Rio Grande do Sul, durante discurso em evento
• Atualizado em
Publicidade

No fim de março, Eduardo Leite renunciou ao mandato de governador do Rio Grande do Sul e, assim, chegou a ter seu nome ventilado para representar o PSDB na disputa pela Presidência da República. Diante do apoio formal do partido à candidatura de Simone Tebet (MDB), ele deve voltar à disputa eleitoral. E o anúncio deve ocorrer na próxima 2ª feira (13.jun).

+ Leia mais notícias sobre Eleições no portal SBT News

A informação sobre a volta oficial de Leite às eleições gaúchas foi divulgada com exclusividade pelo SBT RS na tarde desta 6ª feira (10.jun). Na manhã da 2ª, ele terá encontro com outras duas lideranças locais do tucanato: o atual governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior (que era vice de Leite), e o presidente estadual do PSDB, o deputado federal Lucas Redecker.

O encontro do trio está marcado para ter início às 11h30, em Porto Alegre (RS). Na sequência, às 13h30, uma coletiva de imprensa foi marcada -- e já divulgada para a imprensa gaúcha. Será o momento em que Leite, que então se promovia como um político contrário à reeleição para cargos do Executivo, deverá anunciar: será candidato a mais um mandato à frente do Palácio Piratini.

Trajetória política de Eduardo Leite

Gaúcho de Pelotas, Eduardo Leite começou a carreira na política partidária como vereador de sua cidade natal. Foi eleito pela primeira vez em 2008, sendo que na eleição anterior também havia se candidato, mas ficando apenas como suplente. Em 2010, tentou sem sucesso tornar-se deputado estadual (ficou na suplência). Em 2012, foi eleito prefeito de Pelotas - e posteriormente decidiu abrir mão de tentar a reeleição. Chegou ao comando do governo do Rio Grande do Sul em 2016.

Na condição de governador gaúcho, Leite disputou, em novembro de 2021, as prévias do PSDB para a Presidência da República. No entanto, foi derrotado na disputa interna por João Doria, então governador de São Paulo.

Com o foco de volta ao Rio Grande do Sul, ele deverá abrir caminho para que o senador Tasso Jereissati, do PSDB do Ceará, seja indicado a vice na coligação a ser encabeçada por Simone Tebet.

Tentativa de ser o primeiro reeleito no RS

Em busca de um novo mandato como governador, Eduardo Leite terá o desafio de fazer com que o eleitorado gaúcho reeleja um governador pela primeira vez em sua história. Último mandatário do estado a ter, publicamente, pretensões nacionais, Germano Rigotto (MDB) ficou fora do segundo turno ao tentar a reeleição: terceira colocação no pleito de 2016, chegando a chorar ao afirmar que havia ficado atrás de Yeda Crusius (PSDB) e Olívio Dutra (PT).

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade