Publicidade
Eleições

Especialistas não conseguiram alterar votos na testagem das urnas

Hackers de várias organizações, inclusive da Polícia Federal, tentaram achar vulnerabilidades

Imagem da noticia Especialistas não conseguiram alterar votos na testagem das urnas
Especialistas em tecnologia tentaram - sem sucesso - invadir o sistema das urnas eletrônicas
• Atualizado em
Publicidade

O juiz auxiliar da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sandro Vieira, afirmou nesta sexta-feira (13.mai) que nenhum especialista convocado que tentou invadir as urnas eletrônicas durante a testagem oficial dos equipamentos conseguiu alterar votos contabilizados.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A segunda etapa do teste de confirmação das urnas começou na quarta-feira (11.mai). Especialistas em invadir sistemas, de diversas organizações e instituições, inclusive da Polícia Federal, tentaram achar vulnerabilidades nas urnas. A primeira rodada da testagem ocorreu em novembro do ano passado. Cinco vulnerabilidades foram encontradas, todas consideradas "leves" pelo Tribunal Superior Eleitoral. O sistema de segurança foi atualizado e os investigadores tentaram, novamente, a invasão.

"O balanço que eu faço é positivo. Os planos de ataque foram bem sucedidos lá em novembro, mas tivemos melhorias implementadas pelo TSE. Essas melhorias no sistema foram satisfatórias e resolveram os problemas encontrados pelos investigadores na primeira fase dos testes", afirmou Vieira. 

Segundo o juiz auxiliar, novos testes ainda podem ser feitos para aperfeiçoar o sistema de segurança. O Tribunal Superior Eleitoral também estuda diminuir o tamanho da cabine de votação e aumentar a frequência das inspeções das urnas para garantir a integridade dos equipamentos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade