Publicidade
Eleições

STF libera lista tríplice para escolha de ministro do TSE

Nome do novo membro do tribunal será definido pelo presidente Jair Bolsonaro

Imagem da noticia STF libera lista tríplice para escolha de ministro do TSE
Fachada da sede do TSE, no Distrito Federal
• Atualizado em
Publicidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou a lista tríplice a ser encaminhada ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), para escolha do novo ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A liberação do documento foi feita no início da tarde desta 4ª feira (4.mai).

O STF teve a responsabilidade de definir a lista após renúncia de Carlos Mário Velloso Filho, que havia sido indicado ao TSE em 2019. Ao deixar o cargo, ele alegou motivos de saúde, informa a Agência Brasil.

A lista tríplice encaminhada a Bolsonaro apresenta os nomes de três advogados para ocuparem o posto deixado vago por Velloso Filho: André Ramos Tavares, Fabrício Juliano Mendes Medeiros e Vera Lúcia Santana Araújo. Um material prévio do STF contava, ainda, com o nome de Rogéria Dotti, doutora e mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Paraná, conforme informou no início desta semana o SBT News.

Composição do TSE

Órgão do poder Judiciário responsável pelas eleições gerais realizadas no Brasil, o TSE é formado por sete ministros. Três deles são, obrigatoriamente, membros do STF. Outros dois integram o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Por fim, o colegiado conta com dois advogados, que devem ter "notório saber jurídico", e seus substitutos. 

De acordo com a Constituição Federal, cabe ao presidente da República nomear os dois advogados que compõem o corpo de ministros do TSE.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade