Quer agir "como se fosse o imperador do Japão", diz Lula sobre Lira
Petista disse ser necessário eleger maioria de deptuados comprometidos com discursos defendidos por ele
Criticando o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 3ª feira (3.mai) que o parlamentar deseja agir "como se fosse o imperador do Japão". A declaração foi feita em discurso no evento no qual o Solidariedade oficializou apoio à pré-candidatura do petista à Presidência da República.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Por que eu disse que hoje era dia de agradecimento e não dia de discurso? É porque, Paulinho [da Força], eu sou candidato a presidente, o Alckmin é candidato a vice, aqui tem vários candidatos a governadores. Mas nós temos que ter em mente uma coisa: se a gente não eleger uma maioria de deputados que estão comprometidos com os discursos que nós temos aqui, se a gente não eleger uma maioria de senadores comprometidos com o discurso que está aqui e a gente ganhar as eleições e o atual presidente da Câmara continuar com o poder imperial, porque ele já está querendo criar o semipresidencialismo. Ele já quer tirar o poder do presidente para o poder fique na Câmara dos Deputados e ele aja como se fosse o imperador do Japão", afirmou Lula.
Na sequência, afirmou que Lira acha poder "mandar inclusive administrando o orçamento". "O orçamento é aprovado pela Câmara, é aprovado pelo Congresso, e o orçamento tem que ser administrado pelo governo, que é para isso que o governo é eleito, e é o governo que decide cumprir o orçamento aprovado pela Câmara em função da realidade financeira do Estado brasileiro", completou.
Em outro momento do discurso, o ex-presidente falou sobre trabalho. Em suas palavras, "emprego tem que ser uma obsessão para gente". "Temos que garantir para a juventude a oportunidade de estudar e de ter emprego. Possibilidade de empreender, se quiserem". Ainda de acordo com Lula, viajará pelo país para conversar com a população. "Não vou fazer campanha só pelas redes sociais. E quero apresentar em cada estado uma lista de candidaturas ao Congresso e Senado comprometidas com a sociedade", pontuou.
Veja também: