Pré-candidatos a presidente repercutem vitória de Macron na França
O presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não se manifestou, ao contrário de outros líderes mundiais
SBT News
A senadora Simone Tebet (MDB-MT), o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) e o cientista político Felipe d'Avila, todos pré-candidatos a presidente da República do Brasil, comemoraram neste domingo (24.abr) a a vitória do presidente francês, Emmanuel Macron, no segundo turno das eleições na França. Ele derrotou a nacionalista de extrema-direita Marine Le Pen.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Salve a democracia, a moderação, o diálogo. O Brasil precisa do mesmo caminho. Emmanuel Macron é reeleito presidente da França", escreveu Tebet no Twitter. Ciro, por sua vez, pontuou: "Ver a extrema-direita derrotada será sempre motivo de alegria. Maior alegria ainda será vê-la definhar e o embate democrático se dar com menos polarização e mais qualidade. No Brasil, na França e em todo o planeta! Um bom segundo governo a Emmanuel Macron e que ele ajude a França a ocupar melhor seu lugar no mundo".
Já Doria disse que a conquista do líder francês "é a vitória da democracia". "É a rejeição ao extremismo. É a conquista do voto pela esperança de um futuro promissor para a nação francesa. Um triunfo do equilíbrio e do compromisso pelo progresso do país, sem radicalismos. Parabéns à França e ao seu povo!", completou. Felipe d'Avila também se manifestou pelo Twitter. De acordo com ele, "a vitória de Emmanuel Macron para a presidência da França mostra que é possível a democracia vencer o populismo". "Que sirva de exemplo para o Brasil".
Lula, que declarou apoio ao presidente francês no segundo turno, na semana passada, não falou sobre a reeleição até o momento. O presidente Jair Bolsonaro (PL) também não, ao contrário de outros líderes mundiais.
Salve a democracia, a moderação, o diálogo. O Brasil precisa do mesmo caminho. @EmmanuelMacron é reeleito presidente da França.
? Simone Tebet (@simonetebetbr) April 24, 2022
Ver a extrema-direita derrotada será sempre motivo de alegria. Maior alegria ainda será vê-la definhar e o embate democrático se dar com menos polarização e mais qualidade. No Brasil, na França e em todo o planeta !
? Ciro Gomes (@cirogomes) April 24, 2022
A conquista de Macron é a vitória da democracia. É a rejeição ao extremismo. É a conquista do voto pela esperança de um futuro promissor para a nação francesa. Um triunfo do equilíbrio e do compromisso pelo progresso do país, sem radicalismos. Parabéns à França e ao seu povo!
? João Doria (@jdoriajr) April 24, 2022
A vitória de Emmanuel Macron para a presidência da França mostra que é possível a democracia vencer o populismo. Que sirva de exemplo para o Brasil. #novo #partidonovo #felipedavila #novodeverdadesotem1 pic.twitter.com/H5skryp6aC
? Felipe d'Avila (@lfdavilaoficial) April 24, 2022