Janela partidária: PL quer formar a maior bancada da Câmara com 75 deputados
Partido do presidente Jair Bolsonaro deverá receber parlamentares que deixarão o PSL
O PL está otimista com a filiação de novos deputados com a abertura do prazo da janela partidária a partir desta 5ª feira (3.mar). Nos cálculos do vice-líder da legenda na Câmara, deputado Bibo Nunes (RS), a bancada na Casa poderá chegar a 75 parlamentares. Hoje, esse número é de 42 deputados. Nunes avalia que 90% daqueles que irão deixar o PSL, seguirão para o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro. O PSL e o DEM se fundiram e deram origem ao União Brasil.
Já em relação ao PSDB, se havia o receio de a legenda perder parlamentares até abril, a avaliação nesta 5ª feira é a de que as possíveis baixas da legenda serão "isoladas" e o trabalho da sigla será para aumentar a bancada para até 40 deputados, como ressaltou o vice-líder, deputado Domingos Sávio (MG). Atualmente, são 31 deputados federais tucanos na Câmara.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Entre os partidos de esquerda, existe a expectativa em torno da possível formação de federação do PT com PSB, PCdoB e PV, que ainda não foi definida. Mas o líder petista na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), por exemplo, afirma que o partido não trabalha com a possibilidade de perder parlamentares e ressalta que os esforços são para "fortalecer a federação" para que a formação se concretize.