Publicidade
Eleições

Pré-candidatos à Presidência assinam manifesto de repúdio à invasão russa

Doria, Moro, Tebet e D'Ávila divulgaram documento conjunto e pedem posicionamento do Brasil

Imagem da noticia Pré-candidatos à Presidência assinam manifesto de repúdio à invasão russa
Pré-candidatos disputam o Palácio do Planalto (Foto: Pedro França/Agência Senado)
• Atualizado em
Publicidade

Quatro pré-candidatos à Presidência da República divulgaram nesta 3ª feira (1º.mar) um manifesto de condenação à invasão da Ucrânia pela Rússia, e cobram que o governo brasileiro se posicione sobre a guerra.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O documento, divulgado nas redes sociais, é assinado pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), pelo ex-juiz Sergio Moro (Podemos), pela senadora Simone Tebet (MDB) e pelo cientista político Luiz Felipe D'Ávila (Novo). Leia o manifesto na íntegra:

"A defesa da paz, da soberania nacional e da legitimidade da ordem internacional sempre pautaram a política externa brasileira. Quando esses princípios cardinais são violados, não há espaço para neutralidade. É preciso defendê-los de maneira inequívoca por meio de nossas escolhas e ações.

O ataque militar à Ucrânia, país soberano, pela Rússia, é uma tentativa condenável de mudar o status quo da Europa por meio da força, estimula a retomada de uma corrida armamentista e coloca em risco a soberania de países que lutaram contra as tiranias por liberdade e inserção na comunidade das nações.

Portanto, nós, pré-candidatos à Presidência da República, tornamos público o nosso repúdio à invasão da Ucrânia e oferecemos a nossa solidariedade ao povo ucraniano. Pedimos à Rússia que retome o caminho da diplomacia para a restauração da paz. Pedimos ao governo brasileiro que se posicione e que se una às nações que defendem a soberania da Ucrânia e que buscam a solução pacífica do conflito".

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade