Federações partidárias: decisão do PSDB irá impactar definição do Cidadania
Tucanos discutem com MDB e União Brasil possível junção
Larissa Arantes
O Diretório Nacional do Cidadania se reúne neste sábado (19) para decidir se vai mesmo formar uma federação com o PSDB. Existe a possibilidade de que a legenda se una ao Podemos ou PDT, mas a composição com os tucanos foi a única que obteve um placar de empate quando o tema foi analisado pela Executiva no início do mês. As demais tiveram mais votos contrários.
O Cidadania irá tomar sua decisão em meio às conversas do PSDB para se juntar ao União Brasil e MDB.
A legenda chegou a ser mencionada pelo presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, após reunião na capital federal nesta semana. "O Cidadania está no processo de discussão, temos que aguardar o momento. Mas o Cidadania me pede para manifestar aos demais presidentes que participa desse projeto de construção coletiva dessa força de campo de centro para buscar uma alternativa única ao país", disse Araújo em coletiva de imprensa.
Integrantes da sigla comandada por Roberto Freire avaliam, no entanto, que é preciso aguardar a decisão que será tomada sábado para fazer uma avaliação sobre os próximos passos do partido em relação aos tucanos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Já os dirigentes do União Brasil, Luciano Bivar e do MDB, deputado Baleia Rossi, irão continuar as negociações para decidirem se irão mesmo formar a federação e querem tomar a decisão na primeira quinzena de março.
Outros partidos que também precisam bater o martelo se irão se juntar ou não são: PT, PSB, PV e PCdoB. Na última reunião, no dia 10, as siglas não chegaram a um consenso sobre as demandas apresentadas pelo PSB para o comando do grupo e foi dado o prazo de dez dias para que um novo encontro seja marcado.