Publicidade
Eleições

TSE assina acordo com redes sociais para conter disseminação de fake news

Medidas estipuladas devem seguir após o período eleitoral; assista à transmissão do evento

Imagem da noticia TSE assina acordo com redes sociais para conter disseminação de fake news
Parceria entre as entidades faz parte do Programa de Enfrentamento à Desinformação | Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formaliza, nesta 3ª feira (15.fev), mais uma etapa de preparação para o processo eleitoral de 2022. O presidente da corte, ministro Luís Roberto Barroso, e representantes de oito redes sociais assinaram um acordo com o objetivo de combater a disseminação de informações falsas durante o período eleitoral.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A parceria será realizada com as plataformas digitais Twitter, TikTok, Facebook, WhatsApp, Google, Instagram, YouTube e Kwai, operantes no Brasil. Por meio do acordo, que envolve funcionalidades e público-alvo individuais, as redes sociais deverão se comprometer a priorizar informações oficiais como forma de mitigar as chamadas fake news.

"Nosso objetivo é desenvolver ações para coibir e também neutralizar a disseminação de notícias falsas nas redes sociais durante as eleições deste ano. Paz e segurança nas eleições de 2022. Por isso, juntos, mais uma vez, vamos realizar, como sempre temos feito, eleições limpas, livres e seguras", ressalta o vice-presidente do TSE, ministro Edson Fachin.

Os termos de cooperação não envolvem troca de recursos financeiros e não acarretam qualquer custo ao Tribunal. As medidas a serem colocadas em prática devem ocorrer inclusive após o período eleitoral, até 31 de dezembro deste ano.

+ TSE regulamenta propaganda partidária gratuita no Brasil

Conforme informado, a parceria faz parte do Programa de Enfrentamento à Desinformação, centrado em estratégias que envolvem a atuação de múltiplos setores. Os três pilares da iniciativa baseiam-se em combater a desinformação com informação de qualidade, capacitação e controle de comportamento. Confira a cerimônia de assinatura do acordo entre o Tribunal Superior Eleitoral e as principais plataformas digitais:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade