PSDB avançará discussões com Cidadania para formar federação partidária
No início do mês, SBT News mostrou que tucanos já davam como certo apoio do Cidadania a Doria
A Executiva Nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) aprovou nesta 5ª feira (27.jan), de forma unânime, o avanço nas discussões da sigla com o Cidadania para a formação de uma federação partidária. No início do mês, o SBT News mostrou que tucanos já davam como certo o apoio do partido comandado por Roberto Freire à candidatura do governador de São Paulo, João Doria, para a Presidência da República e à do vice-governador do estado, Rodrigo Garcia, para chefe do Executivo paulista, em 2022.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ainda na ocasião, o pré-candidato do Cidadania a presidente, senador Alessandro Vieira (SE), confirmou à reportagem que a legenda e o PSDB estavam dialogando sobre a possibilidade de formarem federação partidária. Mudança nas eleições deste ano, em relação às anteriores, as federações devem durar no mínimo quatro anos, quando criadas, e têm as mesmas obrigações dos partidos.
No comunicado em que fala sobre a aprovação do avanço das negociações, nesta 5ª feira, o PSDB diz que "além das aproximações já adiantadas pelas lideranças nos estados, as conversas continuarão sendo conduzidas pelo presidente Bruno Araújo, o secretário-geral Beto Pereira e os líderes na Câmara, Adolfo Viana [BA], e no Senado, Izalci Lucas [DF], com o objetivo de mapear e aparar eventuais arestas regionais".
Segundo Bruno Araújo, o PSDB tem "um levantamento preliminar que indica que a federação é bem-vinda". "Precisamos avançar no regramento para essa convivência. O Cidadania tem sido parceiro importante do PSDB e há convergência política tanto nas eleições quanto no Legislativo", completou.
Ainda de acordo com o comunicado, líderes tucanos querem que a decisão final sobre a federação seja tomada o mais rápido possível, "para que também se definam mais rapidamente as chapas que vão disputar as eleições estaduais e nacionais". Pelo Twitter, na tarde desta 5ª, o presidente do PSDB-SP, Marco Vinholi, se referiu ao Cidadania como uma sigla "com história e programa que honra nosso país'. Ainda de acordo com ele, o partido atua como "bom aliado" do PSDB desde o governo de Fernando Henrique Cardoso e a nova decisão da Executiva Nacional dos tucanos é um "passo importante".
Veja também: