Publicidade
Eleições

TSE unifica horário de votação para eleições de 2022

Medida tem como objetivo auxiliar na segurança e contabilização eletrônica dos votos

Imagem da noticia TSE unifica horário de votação para eleições de 2022
Estados deverão seguir o horário oficial de Brasília | Reprodução/TSE
• Atualizado em
Publicidade

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, na 3ª feira (14.dez), unificar o horário de votação para as eleições de 2022 em todas as unidades federativas. Pela decisão, todos os Estados deverão seguir o horário oficial de Brasília, das 8h às 17h, ao invés do horário local.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Com a padronização, a votação será realizada das 7h às 16h no Amazonas, em Rondônia, em Roraima, no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, onde o fuso é uma hora a menos em relação à capital federal. No Acre, o pleito começará às 6h e terminará às 15h, pois o fuso horário é duas horas a menos que o horário de Brasília. Já em Fernando de Noronha, que está uma hora à frente, as urnas estarão disponíveis das 9h às 18h. 

+ TSE apresenta novo modelo de urna eletrônica e ressalta confiabilidade

Ao comentar a mudança, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, enfatizou que a medida tem como objetivo evitar "interpretações" sobre a demora para que as eleições sejam encerradas, como já ocorreu em pleitos anteriores, e garantir a segurança e contabilização eletrônica dos votos. "As diferenças no horário de encerramento de votação produziram interpretações, teorias conspiratórias e problemas que gostaríamos de evitar para assegurar a tranquilidade do processo eleitoral brasileiro", disse.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade