TSE apresenta novo modelo de urna eletrônica e ressalta confiabilidade
Anúncio foi feio pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, em visita a uma fábrica em Manaus
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, apresentou o novo modelo de urna eletrônica nesta 2ª feira (13.dez), em visita a uma fábrica do equipamento em Manaus (AM). Segundo o TSE, a nova urna será mais moderna, mais segura e terá mais recursos de acessibilidade.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O modelo UE2020 traz melhorias em comparação a urna eletrônica de 2015, entre elas estão:
- Terminal do mesário com tela totalmente gráfica, permitindo maior rapidez na identificação do eleitorado. Enquanto uma pessoa vota, outra poderá ser identificada, diminuindo número de eleitores por seção ou eventuais filas;
- Bateria do tipo Lítio Ferro-Fosfato, que traz um menor custo de conservação por não precisar de recarga. Com essa melhoria, há a expectativa de que a bateria dure por toda vida útil da urna;
- Processador 18 vezes mais rápido do que o modelo anterior, do tipo System on a Chip (SOC);
- Teclado aprimorado, com teclas de duplo fator. Com isso, o próprio equipamento poderá acusar erro em caso de mau contato ou curto-circuito em uma tecla.
O ministro Barroso ressaltou que um dos principais itens de segurança da urna eletrônica é que ela não possui nenhum tipo de conexão com rede, inviabilizando ataques externos por hackers. Ele também assinalou que, após a inspeção dos códigos fontes do sistema e dos programas por partidos, entidades públicas e universidades, todo conteúdo é lacrado e guardado na sala-cofre do Tribunal.
"A urna utiliza o que há de mais moderno em termos de criptografia, assinatura e resumos digitais", informou o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso.
A fábrica visitada em Manaus irá produzir 225 mil novas urnas, de um total de 577 mil que serão utilizadas nas eleições de 2022. De acordo com Barroso, o novo equipamento permitirá uma renovação, já que a vida útil de uma urna é de 10 a 12 anos.