1300 dos municípios ficaram estagnados ou retrocederam na educação
Os dados estão no documento divulgado hoje pela organização "Todos pela Educação" e pode ajudar novos prefeitos nas propostas de melhoria da educação básica
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Foi lançado hoje o relatório "Educação Já - Municípios", feito pela organização "Todos pela Educação". O documento traça orientações para que os candidatos se preparem para a futura gestão e propõe ações integradas com cidades vizinhas, estados e também entre as secretarias de governo.
O documento fez uma análise da qualidade do ensino nos municípios entre 2015 e 2019, com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 1300 dos municípios brasileiros (23%) ficaram estagnados ou retrocederam no Ideb dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental entre 2015 e 2019. Nos Anos Finais, 1270 municípios estavam nessa situação (22%). Por outro lado, o avanço substancial de algumas localidades mostra que é possível, no período de um mandato eleitoral, fazer evoluir a qualidade: 413 e 518 municípios avançaram mais de 1 ponto no Ideb nos Anos Iniciais e nos Finais, respectivamente.
O relatório revela que o Ceará está entre os estados com maior destaque de colaboração no país. Lá,os governos estadual e municipais firmaram o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, em 2007. Com diversas ações de apoio e incentivo do Estado aos Municípios, o Ideb do Ensino Fundamental ? Anos Iniciais da rede pública do Ceará (responsabilidade direta das redes municipais) foi o que mais cresceu, no Brasil, desde então (saltou de 3,5, em 2007, para 6,3, em 2019).
Atualmente, onze Estados (AL, AP, CE, ES, GO, MA, MS, PE, PI, SE, SP) possuem políticas públicas de alfabetização em regime de colaboração com os Municípios, que devem ser conhecidas por gstores públicos.
Confira aqui o documento Educação Já Municípios - Contribuições para o debate sobre políticas educacionais no contexto das eleições de 2020.
O documento fez uma análise da qualidade do ensino nos municípios entre 2015 e 2019, com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 1300 dos municípios brasileiros (23%) ficaram estagnados ou retrocederam no Ideb dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental entre 2015 e 2019. Nos Anos Finais, 1270 municípios estavam nessa situação (22%). Por outro lado, o avanço substancial de algumas localidades mostra que é possível, no período de um mandato eleitoral, fazer evoluir a qualidade: 413 e 518 municípios avançaram mais de 1 ponto no Ideb nos Anos Iniciais e nos Finais, respectivamente.
O relatório revela que o Ceará está entre os estados com maior destaque de colaboração no país. Lá,os governos estadual e municipais firmaram o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, em 2007. Com diversas ações de apoio e incentivo do Estado aos Municípios, o Ideb do Ensino Fundamental ? Anos Iniciais da rede pública do Ceará (responsabilidade direta das redes municipais) foi o que mais cresceu, no Brasil, desde então (saltou de 3,5, em 2007, para 6,3, em 2019).
Atualmente, onze Estados (AL, AP, CE, ES, GO, MA, MS, PE, PI, SE, SP) possuem políticas públicas de alfabetização em regime de colaboração com os Municípios, que devem ser conhecidas por gstores públicos.
Confira aqui o documento Educação Já Municípios - Contribuições para o debate sobre políticas educacionais no contexto das eleições de 2020.
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