Publicidade
Eleições

Três nomes da disputa pela Prefeitura do Rio estão na mira do MP

Paes, Crivella e Cristiane Brasil são suspeitos de integrar esquemas de corrupção

Imagem da noticia Três nomes da disputa pela Prefeitura do Rio estão na mira do MP
Três nomes da disputa pela Prefeitura do Rio estão na mira do MP
• Atualizado em
Publicidade



por Victor Ferreira

A data limite para o registro das candidaturas é o dia 26 de setembro. Enquanto os partidos articulam como participarão da disputa, a política fluminense está ainda mais turbulenta. Em menos de uma semana, dois candidatos e uma pré-candidata à prefeitura do Rio de Janeiro viraram alvo de investigações.

O PTB ainda não definiu se vai lançar Cristiane Brasil como candidata, depois da prisão preventiva da ex-deputada federal, na última sexta-feira. Ela é acusada de desviar verbas através de fraudes em licitações. Já o prefeito Marcelo Crivella é investigado pelo Ministério Público por organização criminosa e esquema de corrupção na administração municipal carioca. Na semana passada, o candidato Eduardo Paes, ex-prefeito da cidade, foi alvo de um mandado de busca e apreensão e se tornou réu na Justiça Eleitoral por lavagem de dinheiro, corrupção e falsidade ideológica eleitoral.

Nesta segunda-feira (14.set), durante convenção na sede própria, no centro do Rio, o PSDB confirmou o apoio a Eduardo Paes, do Democratas, e desistiu de lançar para o confronto político o empresário e presidente da legenda, Paulo Marinho. Paes participou virtualmente da reunião.

Eduardo Paes é o maior rival do atual prefeito, Marcelo Crivella, que vai tentar a reeleição pelo Republicanos. A convenção de Crivella aconteceu no feriado de 7 de setembro, quando foi anunciado o apoio de outros seis partidos na coligação: Patriota, Progressistas, Solidariedade, Podemos, PTC e PRTB.

Já o MDB oficializou, também nesta segunda, a candidatura do vereador Paulo Messina. Ele foi chefe da Casa Civil na gestão Crivella, mas rompeu com o prefeito durante o processo de impeachment, ano passado.

No sábado, a deputada federal Clarissa Garotinho, do Pros, também confirmou que vai concorrer à Prefeitura, durante convenção em um clube, na Zona Norte do Rio.

Outros nomes estão confirmados na disputa (na sequência, da esquerda para direita):



Martha Rocha, do PDT, delegada aposentada da Polícia Civil, que cumpre o segundo mandato como deputada na Assembleia Legislativa do Rio. O nome foi oficializado no dia 12 de setembro.

O bancário e professor universitário Cyro Garcia, do PSTU. Cyro foi oficializado no dia 05 de setembro.

O deputado federal e ex-nadador olímpico, Luiz Lima, do PSL. O partido oficializou o nome no dia 12 de setembro.

A deputada estadual Renata Souza, do PSOL. A legenda confirmou a candidatura no dia 03 de setembro.

O engenheiro e empresário carioca Fred Luz, do Novo. A candidatura foi lançada no dia 31 de agosto.

A ex-juíza Glória Heloíza, que representa o PSC. A candidatura foi lançada no dia 31 de agosto.

O deputado federal Hugo Leal, do PSD. O nome foi anunciado em convenção no dia 7 de setembro.

A ativista nacional Suêd Haidar, presidente do PMB. O nome foi oficializado no dia 12 de setembro.

A deputada federal Benedita da Silva terá a candidatura confirmada pelo PT, na próxima quarta-feira.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade