Publicidade
Eleições

Eleitores com deficiência visual vão ouvir nomes dos candidatos nas urnas

Novidade chega nas eleições municipais de 2020 e faz uso da tecnologia de sintetização de vozes. Antes, urnas só emitiam sons gravados.

Imagem da noticia Eleitores com deficiência visual vão ouvir nomes dos candidatos nas urnas
Eleitores com deficiência visual vão ouvir nomes dos candidatos nas urnas
• Atualizado em
Publicidade
As urnas eletrônicas terão uma novidade na questão da acessibilidade para as eleições de 2020: o eleitor com deficiência visual poderá ouvir os nomes dos candidatos ao votar. A "leitura" dos nomes será feita por uma tecnologia de sintetização de voz --ou seja, que gera um som a partir de um texto.

Até 2018, o eleitor podia escutar os números que digitava na urna e instruções para o uso as teclas "Branco", "Corrige" e "Confirma" a partir de falas captadas em estúdio. Como o número de candidatos na eleição é muito alto, era inviável fazer gravações em voz do nome de todos os concorrentes a todos os cargos.

A tecnologia de sintetização de vozes contorna essa limitação, recorrendo ao texto que aparece na tela para produzir o som. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a urna também vai fazer a flexão de gênero, diferenciando candidatos homens de mulheres.

"Utilizamos uma solução toda baseada em software livre. Então, não houve nenhum custo para o tribunal, que não precisou gastar absolutamente nada para implementar essa tecnologia", diz o chefe da Seção de Voto Informatizado da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, Rodrigo Coimbra. "A novidade traz uma confiança muito maior para o eleitor, naturalmente, sobre o voto que ele está depositando na urna".
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade