Publicidade
Eleições

Com convenções, candidatos dão largada na disputa por prefeituras

No ano da pandemia de coronavírus, partidos começam a anunciar nomes que vão disputar os governos municipais de 5570 cidades, daqui a dois meses.

• Atualizado em
Publicidade
Mais de dez partidos marcaram para as próximas duas semanas suas convenções por meio das quais apresentarão aos quase 148 milhões de eleitores brasileiros os pré-candidatos interessados em disputar as prefeituras dos 5.570 municípios do país. 

Mas não serão eleições quaisquer. Em meio à pandemia de coronavírus - a maior crise sanitária dos últimos 100 anos e que já matou mais de 125 mil pessoas só no Brasil - a Justiça Eleitoral foi obrigada a instituir uma série de mudanças para garantir que as eleições acontecessem em 2020. 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já adiou os dias em que os eleitores terão de ir às urnas. O primeiro turno foi reagendado para 15 de novembro. E o segundo, caso, haja, para o dia 29 do mesmo mês. As convenções também terão uma cara diferente da habitual. Em vez de grandes eventos, repletos de militantes, os partidos adotaram novos modelos para anunciar os nomes que vão disputar as eleições. Alguns farão transmissões por meio de lives. Outros a partir de um sistema de drive-in. 

As legendas têm até o dia 16 de setembro para definir seus pré-candidatos - prazo máximo estipulado pelo TSE, após o agravamento da pandemia. 

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, já destacou  a necessidade de partidos e candidatos não deixarem para a última hora a apresentação dos requerimentos de registro de candidatura, cuja data-limite é o dia 26 de setembro, uma vez que a sobrecarga nos dois últimos dias pode gerar transtornos e impedir o envio pela internet.

SÃO PAULO

Grande parte dos pré-candidatos à prefeitura da maior capital brasileira vai ser anunciada nos próximos quinze dias. Se todas as candidaturas forem confirmadas, essa será a eleição mais concorrida em número de candidatos desde a redemocratização em 1985, com 17 postulantes ao cargo hoje ocupado por Bruno Covas (PSDB). 

Por enquanto, três partidos já decidiram quem vai concorrer ao Executivo paulistano: o PSD, cujo pré-candidato será o ex-secretário de Cultura Andrea Matarazzo; o PRTB, que aposta no nome de Levy Fidelix; e o PSL, que lançou a pré-candidatura da deputada federal Joice Hasselmann. Todas as convenções ocorreram no dia 31 de agosto. 
Veja quais são os pré-candidatos à disputa pela Prefeitura de SP: 

ANDREA MATARAZZO
Empresário foi assessor especial do Ministério da Educação e Cultura de 1991 a 1992 e secretário de Política Industrial do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo. 
Partido: PSD
Convenção: 31 de agosto

ANTONIO CARLOS MAZZEO
É cientista político, professor e escritor. É também militante pela Emancipação Humna. 
Partido: PCB
Convenção: 14 de setembro

ARTHUR DO VAL (MAMÃE FALEI)
O empresário e youtuber ficou conhecido pelo apelido de Mamãe Falei. Ele é um dos líderes do Movimento Brasil Livre (MBL). Foi eleito deputado estadual em 2018 por SP. 
Partido: Patriota
Convenção: 07 de setembro

BRUNO COVAS:
Atual prefeito de São Paulo. Advogado e economista, Covas foi deputado federal entre 2015 e 2016. E deputado estadual entre 2007 e 2014. 
Partido: PSDB
Convenção: 12 de setembro

CELSO RUSSOMANNO
Jornalista e bacharel em direito, ele é apresentador da TV Record e ficou conhecido por ser defensor do direito do consumidor. 
Partido: Republicanos
Convenção: 16 de setembro

DUDA ALCÂNTARA OU MARINA HELOU
Duda Alcântara: É arquiteta e urbanista. Diretora da Rede Sustentabilidade, Duda é empreendedora social, cofundadora de iniciativas como Mandato Ativo e Vote Nelas. 
Marina Helou: é deputada estadual por SP. Formada em administração pública, tem especialização em negócios e sustentabilidade. É uma das líderes apoiadas pelo movimento RenovaBR. 
Partido: Rede
Convenção: 8 de setembro

FILIPE SABARÁ
O empreendedor foi presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo na gestão de João Doria e secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento de São Paulo. 
Partido: NOVO
Convenção: 05 de setembro

GUILHERME BOULOS
É coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e da Frente Povo Sem Medo. Foi candidato à Presidência da República pelo PSOL em 2018. 
Partido: PSOL
Convenção: 05 de setembro

JILMAR TATTO
Foi deputado federal de 2007 a 2015 e secretário de Transportes e de Abastecimento de São Paulo nas gestões do PT. 
Partido: PT
Convenção: 12 de setembro

JOICE HASSELMAN
É jornalista, escritora e deputada federal eleita em 2018 como a mais votada no estado de São Paulo, com mais de 1 milhão de votos. 
Partido: PSL
Convenção: 31 de agosto

LEVY FIDELIX
É empresário, jornalista e publicitário. O fundador do PRTB ficou conhecido na política pela autoria do projeto do aerotrem, apresentado sempre que disputa uma eleição. 
Partido: PRTB
Convenção: 31 de agosto

MÁRCIO FRANÇA
Foi governador de São Paulo de 2018 a 2019. Também já foi prefeito de São Vicente, no litoral paulista, por duas vezes, em 1996 e 2000. 
Partido: PSB
Convenção: 11 de setembro

MARCOS DA COSTA
É advogado e já foi presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo nas gestões de 2013 a 2015 e 2016 a 2018. 
Partido: PTB
Convenção: 12 de setembro

ORLANDO SILVA
Foi secretário Nacional de Esporte Educacional no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministro do Esporte no segundo mandato do petista. 
Partido: PCdoB
Convenção: 05 de setembro

RIBAS PAIVA
Advogado e pós-graduado em direito econômico, ele é presidente da União Nacionalista Democrática (UND)
Partido: PTC
Convenção: 13 de setembro

VERA LÚCIA
Fundadora do PSTU e presidente do partido em Sergipe, ela disputou a Presidência da República em 2018. 
Partido: PSTU
Convenção: 12 de setembro

VIVIAN MENDES 
É atual presidente da União Popular (UP) pelo socialismo em São Paulo. É membro da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos da Ditadura. 
Partido: União Popular
Convenção: 16 de setembro
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade