Veja destaques da sabatina com Juliete Pantoja, candidata do UP à prefeitura do Rio de Janeiro
Educadora foi a sexta entrevistada pela apresentadora do SBT Rio, Isabele Benito, na 6ª edição do Movimento Rio em Frente
A sexta sabatinada pela apresentadora do SBT Rio, Isabele Benito, foi Juliete Pantoja, candidata à prefeitura do município do Rio de Janeiro pelo partido Unidade Popular (UP).
+ Confira a íntegra das sabatinas com candidatos a prefeito do Rio
Durante a entrevista, a educadora popular destacou que o vice dela, Vinicius Benevides, é vendedor ambulante. Ela também contou que o filho dela é estudante da rede pública.
Confira outros destaques:
Se for eleita, Juliete Pantoja propõe acabar com o analfabetismo no município em 1 ano. "Isso fala inclusive sobre redução da criminalidade, isso fala sobre perspectiva para a juventude, isso fala de investimento direto naquilo que vai trazer consequências muito importantes para a cidade", explicou.
- Segurança
Na segurança, a candidata afirmou que é contra o armamento da Guarda Municipal.
"Este é um projeto que visa criminalizar, em especial, a população trabalhadora, a população mais pobre do Rio de Janeiro. A Guarda Municipal não deve ter a mesma ação de polícia armada nos territórios. Queremos, do ponto de vista da dotação orçamentária, que está sendo prevista por causa do armamento da Guarda Municipal, utilizá-la para outros setores, em especial para fortalecer, a segurança como política pública", diz Pantoja.
- Saúde
Juliete Pantoja disse ser contra as Organizações Sociais (OS) na saúde. Além disso, ela disse não ter plano de saúde e ser paciente do Sistema Único de Saúde (SUS).
Se for eleita, Juliete disse que pretende acabar com as Parcerias Público Privadas (PPPs).
"A saúde deve ser administrada diretamente pelos governos, diretamente pela prefeitura. O governo Eduardo Paes entregou a administração da saúde na mão dessas OS. Quando ele terceiriza, privatiza, ele faz com que o investimento destinado para isso seja reduzido", opina.
- Transportes
A educadora destacou que uma das propostas dela é implementar o passe livre universitário ilimitado para os estudantes em todos os meios de transporte da cidade.
Juliete Pantoja disse que é possível implementar um programa de transporte público gratuito no Rio de Janeiro.
"Existem várias formas de incrementar um fundo para garantir isso. A gente quer o transporte gratuito e de qualidade."
E continua: "Se a gente tem um transporte público e gratuito, os empresários podem transferir o dinheiro do Vale Transporte para um fundo público para subsidiar o transporte. Em vez de pagar o VT, ele pode transferir esse recurso para o fundo. Outras formas é taxar os carros de luxo e também transferir para um fundo os custos de cobrança."