XP Investimentos comunica “acesso indevido“ a dados de clientes
Empresa afirma que recursos estão seguros, protegidos e não sofreram impacto

SBT News
A XP Investimentos informou seus clientes nesta quinta-feira (24) que identificou um acesso não autorizado a uma base de dados hospedada em um fornecedor externo. A empresa afirmou que tanto “os recursos dos clientes quanto os recursos da instituição estão seguros, protegidos e não sofreram impacto”.
As informações vazadas foram as cadastrais como: nome, número de conta e limite de crédito. Dados como senhas, assinaturas eletrônicas, token e credenciais de acesso que permitam transações financeiras estão seguras, segundo a empresa.
+ INSS inicia pagamentos do 13º salário a segurados; veja calendário
Segundo a XP, nenhuma conta foi acessada e nenhuma operação foi feita. A empresa alertou os clientes para contatos suspeitos, como ligações solicitando dados e procedimentos de segurança, e reforçou que não solicita nenhum dado por SMS ou e-mail. Se o cliente tiver dúvidas, deve entrar em contato pelos canais oficiais de atendimento.
Veja a nota da XP:
"A XP informou hoje que tomou conhecimento de um acesso indevido a uma base de dados que se encontrava hospedada em um fornecedor externo, contendo informações parciais de clientes. Os recursos dos clientes e da própria instituição estão seguros, protegidos e não sofreram qualquer tipo de impacto, inexistindo vazamento de senhas, assinaturas eletrônicas, token, credenciais de acessos ou qualquer dado que permita realizar transações financeiras. Nenhuma conta de cliente, seus recursos ou sistema interno da XP foram comprometidos. Os clientes podem continuar a operar com total segurança. Não foram afetados os sistemas da XP e de qualquer empresa do grupo XP, bem como suas operações. Imediatamente, tão logo tomou conhecimento do acesso indevido, a XP adotou todas as medidas adicionais de segurança para solucionar o fato. Os reguladores e as autoridades competentes já foram informados do ocorrido".