Tarifaço: Haddad acredita que medidas não encerram diálogo entre Brasil e EUA
Ministro da Fazenda afirma que as taxações que começam a valer nesta sexta (1º) marcam início de uma negociação com o governo norte-americano
W
Warley Júnior
30/07/2025, 12:05 • Atualizado em 30/07/2025, 12:06
compartilhar
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad | Divulgação/Diogo Zacarias/MF
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (30) que ainda há espaço para negociação com os Estados Unidos sobre as novas taxações impostas a produtos brasileiros. O chamado tarifaço, que prevê cobrança de 50% sobre exportações nacionais, entra em vigor nesta sexta (1º), mas o governo brasileiro tenta manter o canal de diálogo aberto.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
"Independentemente da decisão que foi tomada dia primeiro, ela não vai significar o fim, o término. É o começo de uma conversa, na minha opinião", declarou Haddad.
Segundo o ministro, o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (PSB), tem mantido contato com autoridades norte-americanas e as conversas estariam avançando. Haddad também manifestou intenção de ir a Washington assim que houver uma agenda estruturada com representantes dos EUA.
"Já estive na Califórnia com o secretário Bessent. Tenho tentado contato com ele, mas ele está na Europa fechando acordos. A assessoria dele pediu um pouco de paciência", disse, citando secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent.
Haddad atribuiu parte do clima de tensão a fatores internos e afirmou que, com o tempo, deve prevalecer o bom senso.
"Essa tensão desaparece porque ela é artificial, é produzida por pessoas do próprio país. Quando ela se dissipar, a racionalidade vai presidir os trabalhos e nós vamos chegar a um denominador", afirmou.
O ministro acrescentou que tem participado de reuniões diárias sobre o tema e reiterou que o Brasil está disposto a negociar.
Tarifaço: Haddad acredita que medidas não encerram diálogo entre Brasil e EUAMinistro da Fazenda afirma que as taxações que começam a valer nesta sexta (1º) marcam início de uma negociação com o governo norte-americanoEconomia2025-07-30T12:05:46.753ZO ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (30) que ainda há espaço para negociação com os Estados Unidos sobre as novas taxações impostas a produtos brasileiros. O chamado tarifaço, que prevê cobrança de 50% sobre exportações nacionais, entra em vigor nesta sexta (1º), mas o governo brasileiro tenta manter o canal de diálogo aberto. "Independentemente da decisão que foi tomada dia primeiro, ela não vai significar o fim, o término. É o começo de uma conversa, na minha opinião", declarou Haddad. Segundo o ministro, o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (PSB), tem mantido contato com autoridades norte-americanas e as conversas estariam avançando. Haddad também manifestou intenção de ir a Washington assim que houver uma agenda estruturada com representantes dos EUA. "Já estive na Califórnia com o secretário Bessent. Tenho tentado contato com ele, mas ele está na Europa fechando acordos. A assessoria dele pediu um pouco de paciência", disse, citando secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent. Haddad atribuiu parte do clima de tensão a fatores internos e afirmou que, com o tempo, deve prevalecer o bom senso. "Essa tensão desaparece porque ela é artificial, é produzida por pessoas do próprio país. Quando ela se dissipar, a racionalidade vai presidir os trabalhos e nós vamos chegar a um denominador", afirmou. O ministro acrescentou que tem participado de reuniões diárias sobre o tema e reiterou que o Brasil está disposto a negociar. São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/economia/tarifaco-haddad-acredita-que-medidas-nao-encerram-dialogo-entre-brasil-e-eua
FAB prepara um novo voo para este sábado (27) com com envio de hospital de campanha; equipes de outros países também chegam ao país para apoiar os resgates