Selic: comitê do Banco Central é unânime sobre possibilidade de iniciar ciclo de alta na taxa básica de juros
Copom não determina nem descarta novos aumentos; ata divulgada nesta terça (24) detalha reunião da semana passada que elevou juros a 10,75% ao ano
SBT News
Em ata divulgada nesta terça-feira (24), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) se diz unânime quanto à possibilidade de iniciar novo ciclo de alta na taxa básica de juros, a Selic, "gradualmente". Na reunião da semana passada, em 18 de setembro, diretores elevaram a Selic em 0,25 ponto percentual (p.p.), colocando a Selic em 10,75% ao ano após uma série de cortes.
+ Haddad diz que aumento de taxa de juros não é surpresa
Tratou-se da primeira elevação em dois anos, que considerou, segundo justifica o documento, a necessidade de uma "política monetária mais contracionista" por parte do BC — isto é, que limite a oferta de crédito. O motivo, segundo nomes do Copom, seriam: "Pressões no mercado de trabalho, hiato do produto positivo, elevação das projeções de inflação e expectativas desancoradas".
"Todos os membros do Comitê concordaram em iniciar gradualmente o ciclo de aperto da política monetária", ou seja, há disposição para seguir aumentando taxa básica de juros.
Já quanto ao ritmo dessa tendência de alta, o texto divulgado hoje não determina necessariamente uma elevação já na próxima reunião, em novembro, mas também não a descarta. "Comitê julgou que o início do ciclo deveria ser gradual de forma a, por um lado, se beneficiar do acompanhamento diligente dos dados, ainda mais em contexto de incertezas, tanto nos cenários externo como doméstico, mas, por outro lado, permitir que os mecanismos de transmissão da política monetária que possibilitarão a convergência da inflação à meta já comecem a atuar".
"O Comitê preferiu uma comunicação que reforça a importância do acompanhamento dos cenários ao longo do tempo, sem conferir indicação futura de seus próximos passos, insistindo, entretanto, no seu firme compromisso [de cumprimento inflacionário]", diz trecho da ata.