Publicidade
Economia

Reajuste na conta de luz deve ultrapassar a inflação em diversos estados

Em Goiás, por exemplo, o aumento pode chegar a 20%

Imagem da noticia Reajuste na conta de luz deve ultrapassar a inflação em diversos estados
Publicidade

O reajuste da conta de luz em muitos estados brasileiros, este ano, deve ultrapassar a taxa de inflação. Pelos cálculos da Associação dos Grandes Consumidores de Energia (Abrace), a alta poderá chegar a 20%, mesmo com as hidrelétricas bem abastecidas.

A expectativa é de que em todo o país as contas subam com diferentes índices, dependendo da empresa distribuidora. Em Goiás, por exemplo, o aumento pode chegar a 20%. E não é porque a produção de energia encareceu. O problema é outro.

A estimativa é da Abrace, que aponta: no Rio de Janeiro, a conta pode aumentar 1,34%; na Bahia, quase 2%; em Minas Gerais, 15,65%. No Paraná, quase 7%, e em São Paulo, 9%.

Os reservatórios das hidrelétricas estão abastecidos, reduzindo a necessidade de acionamento das termelétricas, movidas a combustíveis fósseis, gás e carvão, mas na crise hídrica de 2020 e 2021, o uso de energia dessas usinas gerou um custo que repercute até hoje.

"Aquela operação custou muito caro e ela foi sendo diluída nos próximos anos por meio de empréstimos, que foram feitos em nome do consumidor pra pagar os geradores", afirma Vitor Iocca, diretor de energia elétrica da Abrace.

A conta também é impactada pela distribuição de subsídios, que este ano devem chegar a R$ 35 bilhões.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável por autorizar os reajustes na conta de luz, informou que ainda não tem projeções de tarifas para este ano.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade