Publicidade
Economia

Quarto lote de restituição do Imposto de Renda é pago nesta sexta (29)

Lote contempla mais de 1,8 milhão de contribuintes; pagamentos somam R$ 2,92 bilhões

Imagem da noticia Quarto lote de restituição do Imposto de Renda é pago nesta sexta (29)
Maior parte do montante será destinada a quem não tinha prioridade e entregou a declaração perto do fim do prazo | Divulgação/Marcello Casal JR./Agência Brasil
Publicidade

A Receita Federal libera nesta sexta-feira (29) o quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, de um total de cinco previstos. Também estão incluídas nesse pagamento restituições residuais de declarações de anos anteriores.

No total, 1.884.035 contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões. Conforme o Fisco, a maior parte do montante será destinada a quem não tinha prioridade e entregou a declaração perto do fim do prazo.

Como consultar?

A consulta foi disponibilizada em 22 de agosto e pode ser feita no site da Receita Federal, na área "Meu Imposto de Renda", acessando a opção "Consultar a Restituição". O procedimento também está disponível pelo aplicativo da Receita para tablets e celulares.

O valor será creditado na conta bancária ou na chave Pix (CPF) indicada pelo contribuinte na declaração.

Quem não aparecer na lista deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), emitir o extrato e verificar se há alguma pendência. Caso necessário, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

E se dinheiro não cair?

Se, por algum motivo, o depósito não for realizado na conta informada, como no caso de conta encerrada, a quantia ficará disponível para saque por até um ano no Banco do Brasil.

Nessa situação, o contribuinte pode solicitar a transferência para outra conta em seu nome pelo Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento, nos números: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais regiões) ou 0800-729-0088 (deficientes auditivos).

Após esse prazo de um ano, caso o valor não seja resgatado, o pedido deverá ser feito pelo Portal e-CAC, na área "Declarações e Demonstrativos", clicando em "Meu Imposto de Renda" e depois em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade