Publicidade
Economia

Preço da madeira sobe o dobro da inflação e eleva custo de móveis

No acumulado de 12 meses, o preço da matéria-prima aumentou mais de 15%

• Atualizado em
Publicidade

Quem está pensando em trocar algum móvel ou fazer uma reforma com planejados, é bom preparar o bolso. O preço da madeira subiu duas vezes mais que a inflação.

No acumulado de 12 meses, o preço da matéria-prima aumentou mais de 15%. O percentual está muito acima da inflação no mesmo período.

Uma folha de MDF branca, por exemplo, que custava R$ 200, hoje é vendida por R$ 370. Uma das explicações é o aquecimento do mercado imobiliário. Em 2024, o setor registrou um crescimento de quase 12% nas vendas de novos imóveis, em comparação ao ano anterior.

+ Pagamento de dinheiro esquecido no antigo PIS/Pasep começa nesta sexta-feira (28)

"Quando você tem um comportamento, um movimento na economia de maior demanda por um produto pra mesma oferta, ali você vai ter um preço maior, porque vai ter mais pessoas querendo comprar aquele item", explica Joelson Sampaio, professor de economia da FGV.

A expectativa, segundo economistas, é que o preço da madeira se estabilize e pare de subir nos próximos meses. Até lá, a recomendação é pesquisar, comparar preços e planejar. São ferramentas importantes que podem ajudar o consumidor a gastar menos.

Publicidade

Assuntos relacionados

Economia
madeira
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade