Pix por aproximação deve começar na próxima semana, diz Campos Neto
Modalidade permite uso de carteira digital do celular para pagamentos, sem necessidade de acessar o aplicativo bancário
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta terça-feira (29), que o Pix por aproximação estará disponível a partir da próxima semana. O anúncio foi feito durante o evento Lide Brazil Conference London.
Sobre a nova modalidade de pagamento, Campos Neto explica que funcionará “do mesmo jeito que você tem hoje na wallet -carteira digital- da Google seus cartões de crédito, que você só encosta o celular e paga, vai começar a fazer isso com o Pix a partir da semana que vem”, disse o presidente do BC.
+ Bancos passam a ser obrigados a oferecer Pix agendado recorrente nesta segunda (28)
Ele pontuou ainda que o lançamento será feito em um evento com o Google. Segundo Campos Neto, a novidade da programação da transferência permite que o Banco Central seja capaz de “adicionar novas funcionalidades, em termos de programabilidade de dinheiro”.
+ Polícia faz operação contra suspeitos de fraudar R$ 40 milhões em transações bancárias
Com as carteiras digitais, não haverá necessidade de acesso ao aplicativo bancário para finalizar uma compra feita por meio do Pix. Basta o cliente escolher a chave Pix de uma instituição financeira, cadastrar a conta no pagamento pelo celular e salvar a modalidade para pagamentos futuros. Na hora da compra, basta aproximar o cartão à maquininha ou outra modalidade de aproximação e pronto, transação concluída, da mesma forma que ocorre com cartões.