Pivotando: "Quem fica para trás não é quem falha, é quem não tenta", defende Roberto Jalonetsky
O CEO da Speedo no Brasil conversou com João Kepler no 38º episódio do videocast do SBT News; assista!
SBT News
"Pivotar, para mim, nada mais é do que a gente proteger e manter a nossa essência, a essência do nosso negócio e, em determinados momentos da nossa trajetória, transformar, não a essência da empresa, mas o foco do negócio. Ou seja, eu mantenho a minha essência e penso de maneira diferente, penso uma forma diferente, penso em um objetivo diferente", ponderou o CEO da Speedo no Brasil, Roberto Jalonetsky, em conversa com João Kepler, no 38º episódio do Pivotando.
Ao longo do bate-papo, o empresário relembrou sua trajetória profissional, da passagem pelo mundo das startups até assumir o comando da marca de artigos esportivos, compartilhou ensinamentos que obteve de cada uma dessas fases. "Nada substitui o capital humano", destacou Jalonetsky. "Exército de um homem só não existe. Então, sempre, diariamente, eu apelidei de 'Re-Re', que é 'Reconhecer' e 'Recompensar' o time. Independente da hierarquia, e o time pode ser pessoas externas. A gente não constrói nada sozinho".
O convidado também comentou sobre o desafio de manter a relevância da Speedo no mercado brasileiro. Segundo Roberto Jalonetsky, a marca, que atua no país há quase cinco décadas, manteve, ao longo dos anos, cerca de 80% de "market share" - isto é, participação de mercado - e é considerada sinônimo de artigos esportivos.
Para o CEO da empresa, o segredo está tanto na qualidade dos produtos e serviços, quanto no trabalho de marketing. "Como que eu transformo uma marca pontual - para uma prática esportiva, no nosso caso - e transfiro esses valores para transformar ela em uma 'love brand', uma 'marca do coração', onde eu trabalho com fãs e não clientes? Porque o cliente está cliente hoje", ponderou o entrevistado.
+ Pivotando: "Eu ressignifiquei o fracasso como um aprendizado", pondera David Noronha
Roberto Jalonetsky ainda deixou algumas dicas e inspirações sobre carreira e empreendedorismo. "O sucesso vem de 1% de inspiração e 99% de transpiração. Claro que a ideia disruptiva, buscar resolver um problema do mercado é essencial, ainda mais nos dias de hoje", observou o convidado. "Mas, detectou uma oportunidade, planeje e coloque em prática. Errar nós vamos sempre, mas nós vamos aprender com os erros".
"A única certeza que a gente tem é que a gente vai falhar. E quem fica para trás não é quem falha, é quem não tenta", concluiu Roberto Jalonetsky.
Assista ao bate-papo completo com o CEO da Speedo no Brasil, Roberto Jalonetsky, no 38º episódio do Pivotando:
O videocast Pivotando, com apresentação de João Kepler, vai ao ar toda 4ª feira, às 10h, no canal do SBT News no Youtube, no SBT Vídeos e nas plataformas de áudio.