Publicidade
Economia

Novo golpe do PIX: Receita alerta sobre cobrança de taxa indevida em transações

Golpistas mandam mensagens se passando pelo órgão e pedem que a vítima pague um boleto sob o risco de ter o CPF bloqueado

Imagem da noticia Novo golpe do PIX: Receita alerta sobre cobrança de taxa indevida em transações
Foto: Receita Federal/Imagem do golpe
Publicidade

As novas regras de controle do PIX geraram dúvidas e abriram caminho para os estelionatários de plantão. Diante da polêmica nas redes sociais, a Receita Federal emitiu um alerta na quinta-feira (9) informando que são FALSAS as mensagens que começaram a circular pedindo pagamento de boletos e informações pessoais dos correntistas.

Nas mensagens, os criminosos se passam por representantes da instituição e abordam possíveis vítimas dizendo que há uma suposta cobrança de taxas sobre transações via PIX em valores acima de R$ 5 mil e, por isso, pedem que um boleto seja pago. Os golpistas ainda ameaçam bloquear o CPF caso a pessoa não pague o boleto.

+ Pix vai ser cobrado? Vai ter monitoramento? Entenda novas regras para transações em 2025

A Receita Federal reforçou a informação de que não envia cobranças ou comunicados por WhatsApp, SMS ou redes sociais. De acordo com o órgão, o único canal de informação é o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site oficial.

+ Pix de R$ 5 mil: vídeo falso sobre novos impostos envolvendo Haddad é removido do Instagram

Novas Regras

As novas regras de fiscalização do PIX entraram em vigor este ano e estabelecem algo que já ocorria em outras movimentações financeiras, como o TED, os investimentos e os empréstimos. A Receita insiste:

“Não existe tributação sobre o PIX e nunca vai existir, até porque a Constituição não autoriza imposto sobre movimentação financeira”.

O que houve foi um aumento do monitoramento, já que mais instituições serão obrigadas a repassar à Receita dados sobre as movimentações dos contribuintes. E, se o valor movimentado for diferente do declarado, pode acender um alerta do Fisco.

+ Alimentos mais caros: inflação fecha 2024 com alta de 4,83% e ultrapassa a meta

O órgão deu dicas para que os cidadãos não caiam em golpes:

  • Desconfie de mensagens suspeitas;
  • Não forneça informações pessoais em resposta a e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitem dados financeiros ou pessoais;
  • Evite clicar em links desconhecidos;
  • Não abra arquivos anexos.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade