Nova presidente da Petrobras assume cargo e promete gestão "alinhada" a Lula
Em discurso, Lula chamou a operação Lava Jato de praga de gafanhotos, que tentou destruir a petroleira. Posse de Magda Chambriard ocorreu nesta quarta
A engenheira Magda Chambriard tomou posse como presidente da Petrobras nesta quarta-feira (19), na sede da companhia, no Rio de Janeiro.
"Nossa gestão está totalmente alinhada com a visão de país do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governo federal. Afinal, eles são nossos acionistas majoritários", disse ela.
Entre as defesas do presidente para a petroleira está a exploração de petróleo na Margem Equatorial, considerada por especialistas e entidades ambientais um risco para a biodiversidade na Foz do Amazonas e expoente de um atrito entre os ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente.
Lula também discursou. Em seu pronunciamento, ele afirmou desejar que a Petrobras se torne uma referência na transição energética e esperar que as novas fontes de produção ajudem o país a "enfrentar a guerra da Ucrânia e da Rússia".
O petista ainda atacou a Operação Lava Jato, responsável por descobrir um megaesquema de desvios de fundos que causou prejuízos bilionários aos cofres da empresa, segundo apurações da Polícia Federal. Ele chamou a operação de uma "praga de gafanhoto" e afirmou que o objetivo das investigações "era entregar esse extraordinário patrimônio nas mãos de petrolíferas estrangeiras".
"A farsa que sustentou a Lava Jato foi desmontada e aqui estamos de volta para reconstruir a Petrobras", disse Lula.
Chegada ao cargo
A executiva foi nomeada pelo presidente Lula em maio e teve o nome aprovado pelo conselho administrativo da estatal.
Ela substitui Jean-Paul Prates, que estava no cargo desde o início do governo petista e foi alvo de uma fritura política.
Chambriard fez agradecimentos especiais ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, na posse. Como o SBT News reportou, o chefe da pasta era um dos integrantes da Esplanada envolvidos no atrito com Prates.
Quem é Magda Chambriard
Graduada em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduação em engenharia química, a presidente da Petrobras iniciou a carreira nessa mesma estatal, em 1980, atuando na área de produção.
Em 2002, Chambriard ingressou na Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), onde assumiu a diretoria-geral 10 anos depois. Na gestão, retomou leilões para exploração de petróleo e liderou estudos técnicos pré-sal. Ela também focou em ações de segurança operacional, após o vazamento de petróleo na Bacia de Campos.
A engenheira deixou o cargo em 2016. Desde então, participou como consultora em energia da Fundação Getúlio Vargas e atuou na Assessoria Fiscal Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Ela também é sócia da empresa Chambriard Engenharia e Energia.