Natal em alta: vendas do varejo paulista devem crescer 9% em dezembro
Cenário positivo é atribuído ao aquecimento do mercado de trabalho e aumento da renda das famílias
Camila Stucaluc
As vendas do comércio varejista paulista devem crescer 9% em dezembro deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado. A projeção é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que espera um faturamento de R$ 139,4 bilhões no mês.
A expectativa positiva tem relação com o aquecimento da economia, diante do crescimento no número de trabalhadores formais e, consequentemente, do aumento de renda das famílias. O cenário ainda é reforçado pelo pagamento do 13º salário.
Segundo a FecomercioSP, as lojas de móveis terão um faturamento significativo, com crescimento de 31% em relação a 2023, seguidas por autopeças e acessórios (15%) e farmácias e perfumarias (12%). Mesmo com alta tímida de 7%, os supermercados continuam liderando a data, já que representam 34% do faturamento do varejo.
Os dados indicam que o comércio varejista terminará com números expressivos. O cenário econômico, no entanto, segue seguindo atenção, já que a inflação permanece acima do teto da meta estabelecida pelo Banco Central, pressionando a taxa básica de juros (Selic). Isso significa crédito mais caro para consumidores e empresas.
+ 13º salário deve injetar R$ 125,6 bilhões na economia brasileira
“Além disso, as incertezas quanto à política fiscal e ao corte de gastos do governo geram turbulências no mercado, dificultando o planejamento”, acrescentou a FecomercioSP. “Nesse contexto, é importante que os empresários tenham cautela e se preparem para um cenário desafiador em 2025”, orientou a entidade.