Na entressafra, preço do açaí aumenta 20%
Em Belém, o litro da fruta chega a custar R$ 60 reais
SBT Brasil
Ele já está presente na rotina de muitas famílias. Mas, nos últimos meses, essa iguaria amazônica ficou mais cara. O litro do açaí teve um aumento expressivo e, em alguns pontos de Belém, já beira os R$ 60 reais.
"Não tivemos safra no ano passado. Quando chegava o volume na feira, a fábrica chegava e arrematava todo o açaí, levava todo o dinheiro da feira. E o batedor ficava sem açaí e disputava um valor alto e quem pagava, no final, sempre o consumidor", disse o empresário Jhoy Gerald.
Orçamento familiar
O impacto no orçamento das famílias é real. A pedagoga Ercília Faria, que antes comprava açaí toda semana, agora leva um litro médio a cada 15 dias. "Acho que não tem porque estar num valor tão alto, já é uma fruta nativa nossa daqui", avalia.
O aumento do preço tem várias causas. Além do período de entressafra, a exportação e a atuação de atravessadores elevam o custo do produto. Com isso, em fevereiro, o litro do açaí médio subiu 13,1% no Pará.
Segundo o IBGE, no acumulado deste ano, o açaí já acumula alta de 20,9% no Brasil. Mesmo assim, tem gente que não consegue viver sem. "Não pode faltar, o paraense tem que tomar o açaí com algum acompanhamento, é até um vício", disse Márcio Albuquerque, batedor de açaí em Belém.
+ EUA quase dobram importação de ovos do Brasil
+ Entregadores por aplicativos anunciam paralisação na próxima semana