JBS Terminais amplia movimentação de contêineres e reforça papel de Itajaí na logística do Sul
Terminal encerrou 2025 com quase 390 mil TEUs e investimentos em infraestrutura após retomada das operações


SBT News
A JBS Terminais encerrou 2025 com aumento na movimentação de contêineres e registrou o melhor desempenho desde a retomada das operações no terminal de Itajaí. No primeiro ano completo sob sua gestão, a companhia movimentou quase 390 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), volume 11% superior ao registrado em 2022, antes da paralisação das atividades.
Desde que assumiu a área arrendada, em outubro de 2024, a operadora superou a marca de 430 mil TEUs movimentados. Em cerca de 15 meses, o terminal atendeu aproximadamente três mil clientes, em um movimento que marca a retomada da competitividade do porto catarinense no comércio exterior.
Para sustentar o crescimento, a empresa investiu cerca de R$ 220 milhões em modernização tecnológica e infraestrutura. Os recursos foram aplicados, entre outros pontos, na aquisição de dois guindastes móveis MHC Konecranes Gottwald ESP.9, com capacidade para até 125 toneladas, além da ampliação da estrutura voltada a cargas refrigeradas, com a instalação de 1.708 tomadas para contêineres do tipo reefer. O terminal também implementou oito gates reversíveis para melhorar o fluxo de caminhões.
A área operacional soma 180 mil metros quadrados, com 1.030 metros de cais, quatro berços de atracação e profundidade de 14 metros. Essa estrutura permite a operação de 10 linhas de navegação regulares e sete escalas semanais, com conexões diretas para mercados da Ásia, Europa, Américas, Oriente Médio e África. Ao longo de 2025, o terminal recebeu 384 embarcações.
A pauta de cargas movimentadas reflete o perfil produtivo de Santa Catarina. As exportações de carnes lideraram o volume no ano, seguidas por madeira. O terminal também operou importações e exportações de plásticos, alimentos para animais e máquinas de maior valor agregado.









