Golpe do 'banco investigado': Febraban alerta para nova fraude financeira
Criminosos ligam dizendo que a agência bancária está sob investigação e pedem transferência do dinheiro para contas suspeitas
Uma nova fraude está sendo aplicada por criminosos: o “golpe do banco investigado”. Nele, o cliente recebe uma ligação dizendo que sua agência bancária ou gerente estão sob investigação, com direito a até um boletim de ocorrência falso. Para a “proteção do cliente”, ele é aconselhado a transferir seus recursos para uma outra conta.
“Esta abordagem é golpe. Os bancos, entidades ou autoridades policiais nunca pedem que clientes façam transações bancárias. Se receber este tipo de contato, encerre-o na hora. Se tiver dúvidas sobre sua agência, esclareça qualquer informação fora do normal nos canais oficiais do banco”, disse José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
+ Caixa anuncia redução na oferta de crédito para compra de imóveis
Gomes ressaltou ainda que os bancos podem entrar em contato com os clientes para confirmar transações suspeitas. Neste caso, no entanto, os representantes das agências nunca solicitam dados pessoais, senhas, atualizações de sistemas, chaves de segurança, pagamentos ou estornos de transações feitas anteriormente.
Caí no golpe, e agora?
Caso tenha sido vítima do golpe, a orientação da Febraban é notificar imediatamente o banco para que medidas adicionais de segurança sejam adotadas, como bloqueio do aplicativo e da senha de acesso, e fazer um boletim de ocorrência. “Adicionalmente, os bancos atuam em parceria com forças policiais para auxiliar na identificação e punição de criminosos virtuais”, informou a entidade.