Dólar abre em alta e Ibovespa em queda após escalada da guerra comercial entre EUA e China
Moeda norte-americana chega a R$ 6,08 depois que países trocaram retaliações

Vinícius Nunes
Diante da acentuação da guerra comercial entre Estados Unidos e China, o dólar comercial abriu mais uma vez em alta nesta quarta-feira (9). A moeda norte-americana chega a ser negociada em R$ 6,080 até às 10h de hoje. Já o Ibovespa (IBOV), principal medidor da B3, cai 0,40%, a 123.440 pontos.
Os resultados são reflexo da série de retaliações entre os governos norte-americano e chinês. Após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar, na terça (8), taxas de 104% sobre produtos importados da China, o país asiático determinou, nesta quarta, tarifas de 84% aos Estados Unidos.
+ China anuncia tarifas de 84% sobre produtos dos EUA
Esses 84% de novas taxas são a soma dos já 34% impostos pelo governo chinês na semana passada. O aumento de 50 pontos percentuais nas tarifas será iniciado na quinta-feira (10).
Já nos EUA, as tarifas de 104% são a soma dos 50% de taxas anunciadas por Trump em 2 de abril com as retaliações a Pequim nesta semana.
+ Tarifaço de Trump: Saiba os impactos para o Brasil e quais produtos podem ficar mais baratos
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lu Kang, disse nesta quarta que o país está aberto para debater com os EUA uma saída para essa escalada da guerra comercial, mas ressaltou que “os Estados Unidos continuam abusando das tarifas para pressionar a China”. “A China se opõe firmemente a isso e jamais aceitará esse tipo de intimidação”, disse.