Contratações dobram no primeiro semestre e refletem retomada após enchentes no RS
Recuperação é puxada pelos setores de serviços, comércio, construção civil e indústria

Lenise Slawski
O Rio Grande do Sul mais que dobrou o número de contratações com carteira assinada nos seis primeiros meses de 2025. Entre janeiro e julho, o estado registrou cerca de 889 mil admissões formais, resultando em mais de 76 mil novas vagas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
+ Aluna invade autoescola com carro ao tentar fazer baliza
A recuperação é puxada pelos setores de serviços, comércio, construção civil e indústria. O crescimento superior a 100% em comparação ao mesmo período de 2024 reflete a retomada econômica após os impactos da enchente histórica do ano passado.
A vendedora Estefane Castro Pedroso está entre os trabalhadores que conquistaram nova vaga neste cenário positivo. Ela atua há cinco meses em uma loja de shopping em Porto Alegre. "Gosto muito de lidar com o público, então essa oportunidade fez todo sentido pra mim", afirmou.
Segundo Sofia Pletsch, supervisora da loja, a equipe passou de sete para dez funcionárias desde o final do ano passado. "A maioria das contratadas são mulheres" reforça Sofia. O que acompanha uma tendência observada no estado. De acordo com o Caged, mais de 54% das admissões no período foram de trabalhadoras do sexo feminino.
+ Instagram lança nova função “republicar”; veja como funciona
Além da capital, cidades do interior com forte presença industrial ou foco no turismo também impulsionaram os resultados. Com isso, o Rio Grande do Sul se destacou como o quinto estado que mais gerou empregos formais no Brasil no primeiro semestre.