FGC inicia pagamento a investidores que compraram CDBs do Banco Master
Para receber os valores, é preciso acessar o aplicativo do Fundo Garantidor de Crédito; quem solicitar primeiro recebe antes

Iander Porcella
O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) iniciou neste sábado (17) o pagamento a investidores que compraram Certificados de Depósito Bancário (CDBs) do Banco Master. As indenizações demoraram dois meses para serem liberadas desde a liquidação da instituição financeira, que foi decretada pelo Banco Central (BC) em 18 de novembro.
Em casos como a liquidação do Master, o FGC garante a devolução de até R$ 250 mil para cada pessoa que investiu no banco. De acordo com os cálculos do fundo, cerca de 800 mil de investidores têm direito a receber os valores, que somam R$ 40,6 bilhões.
O FGC aguardava a lista dos credores do banco de Daniel Vorcaro, que foi enviada pelo liquidante. Esse documento era necessário para a verificação de quem tem realmente direito a receber o dinheiro de volta.
Em nota, o fundo alertou que há tentativas de golpes nos pagamentos. "Entre as práticas observadas estão o envio de e-mails, mensagens e comunicações fraudulentas que simulam contato institucional, além da divulgação de aplicativos, links e páginas falsas. O objetivo dessas ações é induzir credores a fornecer dados pessoais ou realizar pagamentos antecipados sob a falsa promessa de recebimento da garantia de forma mais rápida", diz o FGC.
Para receber os valores, é preciso acessar o aplicativo do FGC. O pagamento é por ordem dos pedidos, ou seja, quem solicitar primeiro recebe antes.








