Brasil teve uma tentativa de fraude a cada 3,2 segundos em outubro
Levantamento da Serasa Experian mostra que o setor de Bancos e Cartões foi o alvo preferencial; veja dicas de segurança
Guto Abranches
Houve uma tentativa de fraude financeira no Brasil a cada 3,2 segundos no mês de outubro. A constatação é da Serasa Experian, que levantou o total de ocorrências fraudulentas contra consumidores e empresas no mês: foram 837.419. Na comparação com setembro, o crescimento foi de 2,3%.
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O indicador ainda mostrou que ocorreram 3.866 investidas fraudulentas a cada um milhão de habitantes no Brasil.
“O crescimento nas tentativas de fraude nos meses finais do ano é marcado pelo aumento nas compras e no uso de crédito. Muitos criminosos tentam roubar identidades para pedir empréstimos e abrir contas em banco"- avalia o Diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha
Alvos
Consumidores com idades entre 36 e 50 anos (35,8%) foram os alvos preferidos dos fraudadores. Os menos vulneráveis foram os jovens de até 25 anos tiverem a menor incidência (7,0%). Veja no gráfico abaixo.
Setores atingidos
O segmento com a maior parte das ocorrências foi o de “Bancos e Cartões”, com 50,2% das fraudes. O menos visado pelos criminosos foi o de “Serviços”, que respondeu com 28,2% das ocorrências. Veja nos gráficos a seguir os detalhes do levantamento:
Nacional
Todas as Unidades Federativas tiveram crescimento no número de golpes, de acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. Destaque para a região Norte, que liderou o ranking com as maiores variações:
- Rondônia (3,1%)
- Amazonas (2,7%)
- Acre (2,7%)
- Tocantins (2,6%)
- Roraima (2,6%).
São Paulo teve a maior participação em número de investidas criminosas, com 241.379 casos, o que representa 28,8% do total.
Fraudômetro
Para acompanhar a estimativa de ocorrências fraudulentas em tempo real, a Serasa Experian lançou o “Fraudômetro”, a primeira ferramenta de contagem de tentativas de fraude do país. Entre janeiro e dezembro de 2023, segundo a Datatech, a estimativa é de que já tenham ocorrido mais de 9,2 milhões de tentativas de fraudes nacionalmente. O dispositivo está disponível para consulta em http://www.fraudometro.com.br
"Nesse cenário, a prevenção de fraudes é uma responsabilidade compartilhada entre empresas, consumidores e autoridades regulatórias, e todos devem estar atentos para proteger suas informações pessoais e financeiras por meio de ferramentas eficazes. A segurança e autenticação em camadas de proteção, que envolve níveis de tecnologia como biometria facial, verificação de documentos, de dispositivos e identidade, ainda são a melhor opção para identificar quem é quem e, de fato, blindar pessoas e empresas contra golpes”, completa Caio Rocha. Veja algumas dicas dos especialistas da Serasa Experian que podem ajudar consumidores e empresas a se proteger.
Consumidores:
- Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos
- Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador
- Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras
- Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências
- Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo
- Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado
Empresas
- Conte com plataformas de pagamento online. A empresa que deseja atuar de forma online, prestando serviços ou vendendo produtos, precisa ter a máxima atenção com os pagamentos.
- Faça a análise de compras: invista em camadas preditivas de crédito e fraude, principalmente as que realizam a análise comportamental dos seus clientes e usuários. Assim, sua empresa pode avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por exemplo
- Verifique cadastros. Contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a segurança de operações online
- É importante munir o seu negócio com tecnologias de ponta que, combinadas, ajudem a blindar todas as etapas da jornada do seu cliente