Brasil registra recorde na abertura de pequenos negócios em 2024
Foram mais de quatro milhões de novos pequenos negócios em 2024, um crescimento de quase 10% em relação a 2023
SBT Brasil
O Brasil alcançou um marco expressivo em 2024 com a criação de mais de quatro milhões de pequenos negócios, o que representa um aumento de quase 10% em comparação ao ano anterior.
+ Com alta no preço da carne, cortes de primeira perdem espaço no churrasco
O crescimento do setor, que contribui significativamente para o Produto Interno Bruto (PIB), tem motivado o governo a desenvolver políticas de incentivo específicas. Entre as categorias, os Microempreendedores Individuais (MEIs) somam 16 milhões de registros, mais que o dobro do total de microempresas, segundo dados do Sebrae.
Em resposta à expansão, o governo federal tem reforçado a divulgação de iniciativas voltadas ao empreendedorismo. Durante a primeira reunião ministerial do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância de adaptar as políticas públicas às novas demandas do mercado.
+ Caso Eloah: bebê sequestrada teve cabelo cortado e pintado, diz advogado
Para especialistas, como Tales Andreassi, da Fundação Getulio Vargas (FGV), a simplificação tributária é crucial para aumentar a competitividade, já que a complexidade atual desestimula o crescimento dos negócios e fomenta a fragmentação empresarial.
O Ministério do Empreendedorismo, liderado por Márcio França, também busca soluções para fomentar o setor. Entre as propostas, destacam-se o aumento do limite de faturamento para MEIs e pequenas empresas, a ampliação de crédito acessível sem exigência de garantias e programas para renegociar dívidas de empreendedores de baixa renda.