Black Friday: Pesquisa revela queda nos preços e aumento nas contratações temporárias
Estudo da Fundação Getúlio Vargas aponta redução de preços nos produtos mais buscados na Black Friday, enquanto o comércio se prepara para alta nas vendas
SBT Brasil
Os consumidores que se programaram para aproveitar as ofertas da Black Friday podem encontrar descontos significativos em itens muito procurados. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV-IBRE) revelou que, em média, os preços estão 0,53% menores em comparação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o levantamento, os calçados infantis lideram a lista de reduções, com uma queda de 6,31%. Em seguida, os celulares aparecem com preços quase 5% mais baixos (-4,46%). Também houve diminuição nos valores de eletrodomésticos como máquinas de lavar (-1,95%) e geladeiras (-0,38%).
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“Alguns itens, principalmente eletrônicos e eletrodomésticos, já estavam em tendência de queda devido às mudanças de consumo pós-pandemia”, explicou Matheus Dias, economista da FGV.
As vendas pela internet também prometem ser expressivas. Uma das principais plataformas de e-commerce do país ouviu 27 mil clientes, e 85% afirmaram que pretendem fazer compras nesta Black Friday. A empresa investiu em inteligência artificial e em mais de 300 robôs no centro de distribuição, reduzindo em 20% o tempo de separação e entrega dos produtos.
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Além dos consumidores, o comércio também se beneficia da data. Uma grande rede de lojas contratou 500 funcionários temporários em todo o Brasil para lidar com o aumento da demanda. No Rio de Janeiro, uma loja adotou horário especial, funcionando 24 horas até o final da Black Friday. "Esta data é melhor do que o Natal em novembro", afirma Marco Antônio Luquini, gerente da loja.
Apesar dos preços atrativos, especialistas recomendam cautela nas compras, principalmente nas lojas físicas e online, para evitar fraudes ou enganos.