Publicidade
Economia

64% dos aposentados afirmam que benefício não é suficiente para pagar contas do mês

Pesquisa da Serasa revela que mais da metade dos aposentados precisa continuar trabalhando para complementar renda

Imagem da noticia 64% dos aposentados afirmam que benefício não é suficiente para pagar contas do mês
• Atualizado em
Publicidade

Uma pesquisa da Serasa aponta que os brasileiros geralmente só pensam na aposentadoria cinco anos antes de se aposentar. Sem planejamento financeiro e com redução na renda, 64% dos aposentados afirmam que o benefício não é suficiente para pagar as contas do mês.

Mais da metade (53%) precisa continuar trabalhando para complementar renda. E mais de um terço (37%) admite não ter feito qualquer planejamento financeiro para, enfim, apenas desfrutar do descanso merecido.

"60% dos entrevistados começaram a se planejar com apenas cinco anos de antecedência para esse momento tão importante da vida. Um ponto ainda complementar é que muitos idosos, eles são os responsáveis financeiros pela sua família, ou seja, eles são os provedores da economia do lar", diz Camila Faiçal, especialista da Serasa.

+ Rui Costa diz que governo avalia reduzir imposto de importação de alguns alimentos

+IPCA-15: alta de 0,11% em janeiro reflete pressão dos alimentos, como tomate e café

Grande parte dos gastos é com alimentação e saúde. Quanto maior a idade, mais alto o custo com planos privados. Isso pra quem consegue pagar.

"Aposentados no Brasil não têm direito a ter plano de saúde. Alguns têm, mas muitos já estão até desistindo desse plano de saúde porque já não estão conseguindo pagar", diz Antônio Alves, presidente da Federação das Associações e Departamentos de Aposentados de São Paulo.

Publicidade

Assuntos relacionados

Economia
aposentadoria
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade