64% dos aposentados afirmam que benefício não é suficiente para pagar contas do mês
Pesquisa da Serasa revela que mais da metade dos aposentados precisa continuar trabalhando para complementar renda
Jésus Mosquéra
Uma pesquisa da Serasa aponta que os brasileiros geralmente só pensam na aposentadoria cinco anos antes de se aposentar. Sem planejamento financeiro e com redução na renda, 64% dos aposentados afirmam que o benefício não é suficiente para pagar as contas do mês.
Mais da metade (53%) precisa continuar trabalhando para complementar renda. E mais de um terço (37%) admite não ter feito qualquer planejamento financeiro para, enfim, apenas desfrutar do descanso merecido.
"60% dos entrevistados começaram a se planejar com apenas cinco anos de antecedência para esse momento tão importante da vida. Um ponto ainda complementar é que muitos idosos, eles são os responsáveis financeiros pela sua família, ou seja, eles são os provedores da economia do lar", diz Camila Faiçal, especialista da Serasa.
+ Rui Costa diz que governo avalia reduzir imposto de importação de alguns alimentos
+IPCA-15: alta de 0,11% em janeiro reflete pressão dos alimentos, como tomate e café
Grande parte dos gastos é com alimentação e saúde. Quanto maior a idade, mais alto o custo com planos privados. Isso pra quem consegue pagar.
"Aposentados no Brasil não têm direito a ter plano de saúde. Alguns têm, mas muitos já estão até desistindo desse plano de saúde porque já não estão conseguindo pagar", diz Antônio Alves, presidente da Federação das Associações e Departamentos de Aposentados de São Paulo.