7,2 milhões passaram por algum golpe financeiro no último ano
Maior parte dos consumidores atingidos pelas fraudes teve cartões de débito/crédito clonados, aponta CNDL
Guto Abranches
Aproximadamente 7,2 milhões de consumidores das capitais brasileiras sofreram algum tipo de fraude financeira nos últimos 12 meses. A afirmação está contida na pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgada nesta 3ª(12.dez).
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São 20% dos entrevistados do levantamento da Confederação a enfrentar esta situação. Os golpes mais frequentes foram a clonagem do cartão de crédito/débito (6,5%), totalizando 2.294.292 consumidores. Em seguida vieram as aquisições de produtos em anúncios falsos em redes sociais (3,8%) por 1.349.464 compradores. . Abaixo o gráfico com o ranking das modalidades mais praticadas.
Consequências
Entre as vítimas dos golpes, 61% conseguiram recuperar os valores perdidos com a fraude; 18% delas conseguiram ainda uma compensação por dano moral. Outros 34% não recuperaram o dinheiro.
Veja como essas pessoas fizeram para resolver os problemas com os golpes.
- Procuraram a administradora do cartão: 29%
- Fizeram boletim de ocorrência: 26%
- Negociaram com empresa/instituição financeira: 24%
- Entrou na justiça: 16,9%
- Reclamou no Banco Central: 13,9%
- Procurou Procon, Idec e outros: 12,4%
- Foi ao SPC/Serasa/SCPC e outros: 8,9%
- Não adotou medida alguma: 14,1%. Em consequência, 25% deles chegaram a ter o nome negativado.
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