Mais de 130 milhões de brasileiros vão às compras no Natal
Levantamento mostra que cada consumidor vai dar, em média, quatro presentes. Quase R$ 75 bilhões serão injetados na economia.
Mônica Catta Prêta
O Natal é a principal data comemorativa do ano e deve movimentar as ruas e shoppings de todo o país, com quase 132,9 milhões de consumidores indo às compras. O levantamento é da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.
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De acordo com a pesquisa, em média, as pessoas pretendem comprar quatro presentes para parentes ou amigos, com previsão de ticket médio de R$ 138,00 cada um. Com isto, estima-se injetar na economia aproximadamente R$ 74,6 bilhões.
Neste ano, 74,9% dos consumidores pretendem presentear alguém, enquanto 12,4% já decidiram que não vão dar presentes -- um aumento de 1,5% para os dois índices em relação ao ano passado. Entre aqueles que pretendem comprar presentes, o crescimento veio das classes A e B, passando de 86,4% em 2022, para 89,9% em 2023. Já a decisão de não comprar presentes aumentou entre os consumidores das classes C, D e E, passando de 12,8% para 14,3%.
Outro dado que chamou a atenção no levantamento foi a intenção de compras de quem já está endividado ou inadimplente. O gerente executivo da CNDL, Daniel Sakamoto, revela que 33% dos consumidores que pretendem fazer compras já estão com contas em atraso e, desses, 69% estão com o nome sujo. "Isso mostra claramente que falta aí um pouco de educação financeira, de responsabilidade com o próprio orçamento", analisa Daniel. Desta forma, estima-se que 15,2 milhões de pessoas fiquem inadimplentes em seus compromissos financeiros devido às compras para a data.
Entre os que não vão presentear, a motivação financeira se destaca neste ano: 27% dizem não ter dinheiro, 17% não gostam ou não têm o costume e 15% estão endividados e irão priorizar o pagamento de dívidas.
No Natal, os produtos mais procurados para presentear serão: roupas (60%), perfumes/cosméticos (37%), calçados (36%), brinquedos (33%) e acessórios (21%).
De acordo com os consumidores que presentearam no Natal de 2022, 37% pretendem gastar mais nas compras de presentes este ano, 30% a mesma quantia e 22% menos.
No ano passado, a expectativa da CNDL era de mais de 118 milhões de consumidores indo às compras, e movimentando R$ 66,6 bilhões na economia. Em média, os consumidores pretendiam comprar 4,2 presentes para algum familiar ou amigo, com um ticket médio de R$ 132.